4º Diálogo com o TCDF encerra ciclo de debates

Larita Arêa

Após meses de encontros produtivos, na tarde de ontem (24), aconteceu o 4º Diálogo com o TCDF. O evento encerrou o ciclo de perguntas e respostas, de forma que o setor produtivo pode apresentar os gargalos enfrentados em licitações e tirar dúvidas frequentes.

A dinâmica dos encontros desenvolveu-se por meio de perguntas, enviadas previamente pelo Sinduscon-DF ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), de modo que as respostas foram explicadas durante os diálogos. Na ocasião, empresários, representantes de entidades da Construção Civil, de órgãos do governo e de empresas públicas debateram com a diretora do Núcleo de Fiscalização de Obras do tribunal (NFO/TCDF), Adriana Portugal, com o intuito de detectar os principais problemas que ocasionam as paralisações dos processos e encontrar soluções.

Para o vice-presidente de Obras e Infraestrutura do Sinduscon-DF, Frederico Corrêa, os resultados dos diálogos foram muito positivos. “Nestes quatro encontros, pudemos nos aproximar do TCDF e debater, no mais alto nível, questões de relevância para o setor de Obras Públicas. Dentre os gargalos, acho que teremos uma grande evolução na questão dos editais de licitação, que sofrem paralisações em decorrência de problemas detectados pelo tribunal”, destacou.

Com os resultados dos debates, será elaborada uma “Cartilha de boas práticas em Obras Públicas”. Segundo Frederico, ela servirá como um espelho dos encontros. “Funcionará para todas as partes envolvidas no processo licitatório como um documento de consulta e solução de dúvidas, de uma forma muito prática”, explicou.

A cartilha será lançada no dia 19 de novembro, no auditório do Sinduscon-DF.