Drenar-DF resolverá parte importante dos problemas de falta de drenagem em Brasília

Obra Drenar-DF, na Asa Norte, em Brasília | Fotos: Divulgação

Comitivas do Sinduscon-DF e da Ademi-DF visitaram obra com associados nesta sexta

Comunicação Sinduscon-DF

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Valadão Júnior, disse nesta sexta-feira (23/2) que a obra do Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar-DF) está em bom andamento. “Será muito importante para Brasília, à medida que resolverá uma parte importante dos problemas de drenagem da cidade, em especial os do início da Asa Norte”, afirmou ele, durante visita técnica ao local, em comitiva com associados.

Conduzido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), comandada pelo presidente Izídio Santos, a obra visa solucionar problemas crônicos de alagamentos no Plano Piloto, durante períodos de chuvas intensas. A iniciativa consiste na construção, com método não destrutivo, de uma extensa rede de drenagem pluvial complementar ao sistema já existente na região. Tudo isso poderá solucionar problemas como enxurradas, alagamentos e outros problemas decorrentes da falta de rede de drenagem da água da chuva.

“Esta é uma prova de coragem do governador Ibaneis Rocha de fazer uma obra de grande vulto, com recursos próprios, que fica enterrada, sem que seja vista explicitamente pela sociedade e, portanto, com poucos ganhos políticos. Demonstra preocupação legítima com a cidade e a melhoria constante da qualidade de vida da população”, disse o presidente do Sinduscon-DF.

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

> Siga o perfil do Sinduscon-DF no Instagram

DUTOS NO SUBSOLO

Vice-presidente administrativo e financeiro da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Celestino Fracon Júnior ressaltou que a obra é de suma importância. “Está sendo executada a primeira etapa da obra, em sistema não destrutivo. São grandes dutos no subsolo, enterrados, para canalizar essa água de maneira segura, sem risco de alagamentos, no período das chuvas, e isso vai terminar no Lago Paranoá”, contou.

Por enquanto apenas uma das três etapas do Plano Piloto encontra-se em execução, com previsão de conclusão ainda em 2024, e estão concentradas na faixa das quadras finais 1 e 2 da Asa Norte, áreas que historicamente sofrem com alagamentos durante os períodos chuvosos. As outras etapas do projeto têm previsão para início em 2025 e conclusão em 2026.

Ao todo estão sendo executados 7,68 km de túneis, com 104 poços de visita previstos. O Drenar-DF utiliza o método tunnel liner, em que o acesso às galerias é feito por essas aberturas. A cada 46cm de solo escavado, chapas de aço corrugado são montadas para sustentar o túnel aberto. As placas, com espessuras que variam de 2,2 mm a 6,5 mm, são parafusadas umas às outras conforme a escavação avança.

Enviar mensagem no WhatsApp