Pitiman apresenta plano de governo a empresários da Construção Civil

Larita Arêa

“No meu mandato, vamos trabalhar com a meritocracia. Temos que resgatar as boas referências que já tivemos”. Foi com esse discurso que o candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), Luiz Pitiman, iniciou sua participação no terceiro Fórum da Indústria da Construção Civil – Eleições 2014, realizado na manhã de hoje (21), no auditório do Sinduscon-DF.

A dinâmica do evento se desenvolve por meio de encontros individuais com os candidatos com melhor desempenho nas pesquisas, de modo que o setor produtivo possa conhecer as propostas dos candidatos, além de buscar o posicionamento quanto aos projetos e reivindicações do setor.

O presidente do Sinduscon-DF, Julio Peres, iniciou a sabatina com perguntas relacionadas ao trabalho da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), das secretarias de Estado e sobre os projetos do candidato para diminuir a burocracia que o setor enfrenta.

Como resposta, Pitiman prometeu reformular os modelos de trabalho dos órgãos do governo, empresas públicas, secretarias e administrações regionais. “Vamos fazer uma sala em cada administração, que se chamará ‘Poupa tempo empresarial’, para que o empresário não precise mais correr em vários departamentos diferentes para liberar projetos. Ele vai na administração e, nessa sala, trata de todos os assuntos”, anunciou. “Nós precisamos que a administração cumpra, pelo menos, 80% do papel que lhe cabe na cidade”, completou.

O candidato também falou da burocracia que o setor produtivo enfrenta hoje, da insegurança jurídica, da importância de fortalecer as pequenas e médias empresas e da capacitação dos técnicos nos órgãos públicos. “Em nosso primeiro mês de governo, vamos criar um grupo de trabalho para ter resultados. Nossa meta é transformar isso em documentos, assinados juntos aos órgãos fiscalizadores, Tribunal de Contas e Ministério Público. Para dar certo, é preciso ser no início do governo. Com isso, teremos a segurança jurídica de volta”, garantiu.

Sobre a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), prometeu resgatar suas funções principais. “À Terracap nós vamos devolver as funções que lhe cabem, que é a grande imobiliária de Brasília, com visão de desenvolvimento para a cidade. O resto será feito pelas instituições, a fim de que cada uma cumpra suas obrigações”, afirmou.

Também fazem parte do plano de governo do candidato criar uma estrada que diminua o acesso de Brasília a Salvador, conforme projeto já existente; aumentar a linha do metrô e revitalizar a linha de trem da cidade, ligando Brasília ao Entorno.