Na exposição que homenageia o artista Harun Farocki, em cartaz no Instituto Moreira Sales na cidade de São Paulo, a instalação termos de comparação apresenta por meio de justaposição de cenas a produção de tijolos e o processo de construção de alvenaria em Burkina Fasso, India, França e Alemanha.
O relevante, ou que salta os olhos, bem poderia ser o fosso tecnológico entre as formas distintas de execução do mesmo processo. Seria óbvio demais se apenas assim fosse, mas a obra de arte pretende demonstrar como as tecnologias e as formas de produção fundamentam os modos de interação entre os homens e a organização social.
Enquanto na Alemanha operários parrudos já contam com a ajuda de robôs e em praticamente momento algum do processo tocam a mão no tijolo até o término do assentamento da alvenaria, em Burkina Fasso grupo de mulheres e crianças franzinos apiloam com pedaços de madeira a base do contrapiso do que virá a se tornar o centro comunitário do vilarejo ao ritmo da marcação do tambor tocado pelo único homem presente.
Arte manda mensagens que nada têm de explícitas. Alvenaria com tijolos de barro provavelmente é o processo construtivo mais antigo da humanidade. Tudo isto somado dá o que pensar 🤔.
E no Brasil onde a produtividade é uma aflição e tanta gente com baixa especialização e sem formação técnica precisa trabalhar?!🤦🏼♂️
O brasiliense Dionyzio Klavdianos assumiu a 1ª Vice-Presidência do Sinduscon-DF em 5 de julho de 2018. Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), o empresário possui MBA em Especialização em Negócios para Executivos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e em Finanças, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).
Klavdianos é diretor Técnico da Itebra Construções e Instalações Técnicas Ltda, empresa fundada em 1973 e associada adimplente há mais de 40 anos do Sinduscon-DF, Ademi-DF e Asbraco. A Itebra já executou diversas obras de relevância para o governo federal, distrital e outros estados da federação. A empresa também incorpora em Brasília e no Entorno. Em 2012, lançou o Águas Lindas Shopping, que garante cerca de 1.000 empregos diretos na cidade goiana, localizada na fronteira com a capital.
Na área sindical, o trabalho destaca-se pela condução das atividades à frente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC), desde 2014. Klavdianos também foi um dos responsáveis pelo crescimento da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade no Distrito Federal (Dimat/Sinduscon-DF), que presidiu de 2006 a 2017; pela criação da Cooperativa da Construção Civil do Distrito Federal (Coopercon-DF), entidade que conduziu por dez anos (de 2008 a 2018); e pela Coopercon Brasil, a qual esteve à frente entre 2012 e 2018. Em julho de 2018, ele passou a atuar como 1º vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF).
O empresário da construção civil ainda é presidente da Comunidade Grega de Brasília, descendência que carrega com muito orgulho e paixão.
A função de 1º vice-presidente do Sinduscon-DF deu-se após o falecimento do então presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho, sendo referendada por Assembleia Geral Extraordinária, no dia 11 do mesmo mês, conforme prevê o Estatuto Social da entidade.