Sinduscon-DF sedia Jornada Científica Icomos: troca de experiências em manutenção e restauração de patrimônio construído em concreto

O Sinduscon-DF recebeu, nos dias 24 e 25 de maio, os seminários da Jornada Científica Icomos França-Brasil. Organizado pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - Comitês Brasil e França, com apoio da entidade e da Universidade de Brasília (UnB), o evento teve como tema “Troca de experiências em manutenção e restauração de patrimônio construído em concreto”.

O evento contou com oficinas, seminários e uma atividade aberta ao público, tendo como foco a manutenção e restauração de edifícios de concreto do patrimônio cultural de Brasília. A intervenção física no concreto e a gestão do Conjunto Urbanístico da capital federal foram os dois principais temas.

A mesa de abertura contou com a presença do presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos; do presidente do Icomos Brasil, Flávio Carsalade; do presidente do Icomos França, Eric Pallot; do professor João da Costa Pantoja, representante da UnB e do presidente da Terracap, Izidio Santos.

Dionyzio abriu o encontro agradecendo a presença dos palestrantes, patrocinadores, participantes e organizadores do evento. “Brasília precisa da ajuda de todos, notadamente aqueles que nasceram nessa cidade. Me chama a atenção a forma como não tem a percepção da importância dessa cidade. Brasília foi um sonho que se tornou realidade, através do trabalho de milhares de brasileiros e estrangeiros que vieram para ajudar na construção e é natural que fosse protegida. Isso só aumenta a importância de eventos como esse para que essa pauta continue sendo difundida. Estamos muito felizes por estar realizando esse encontro e esperamos que esse seja o primeiro passo para que a gente continue a dar valor ao Distrito Federal”, pontuou.

Em seguida, com a palavra, o engenheiro civil e professor da Universidade de Brasília (UnB), João da Costa Pantoja, agradeceu a participação de todos, em especial ao Icomos França pela troca de experiências. “Uma das coisas que foi muito interessante é a quantidade de entidades e órgãos que se envolveram com essa Jornada. Conforme o presidente Dionyzio falou, nós precisamos de um grande envolvimento de vários interessados e é isso que vi nesses últimos dias, uma quantidade imensa de pessoas reunidas que se mostram preocupadas com a conservação de Brasília e poder ouvir as experiências da França, que há tantos anos tem atuado com a conservação de patrimônio é enriquecedor”, afirmou o professor.

O presidente da Terracap, Izidio Santos, falou sobre a importância de eventos técnicos que tragam restauração e preservação de Brasília em debate. “Nós precisamos implantar não só em Brasília, como também no Brasil inteiro a cultura de preservação e conservação do patrimônio público. Nós temos implementado nesse governo várias situações para que a gente possa voltar ao uso do concreto, da mesma forma que a cidade foi construída inicialmente”.

Com a palavra, o presidente do Icomos França, Eric Pallot, agradeceu o apoio do Icomos Brasil e do suplente da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF), Fernando Crosara, para a realização do debate. “Brasília é um lugar lindo, com uma bela arquitetura e que deve ser protegida. A proteção de patrimônio com concreto é uma preocupação nacional e internacional e nós buscamos nesses dois dias de trabalho ter mais contato, dissipar nossas diferenças e melhorar nossas práticas de proteção de patrimônio”, reforçou.

A diretora do Icomos França, Isabelle Palmi, reiterou a importância de se debater o trabalho de preservação patrimonial. “Esse evento permite que possamos compartilhar nossas metodologias e por meio das nossas diferenças podemos ter um debate que traga bastante frutos. Esperamos que nossa parceria continue pela frente”, pontuou.

O presidente do Icomos Brasil, Flavio Carsalade, deu boas-vindas aos que acompanharam o evento e agradeceu aos colaboradores e organizadores pelo trabalho de construir o encontro. “Preservar a paisagem de Brasília é preservar a estrutura morfológica da cidade, desde seus viadutos, prédios, vias, tudo isso faz parte da concepção de Brasília e merece toda a atenção que muitas vezes nós destinamos apenas aos edifícios. Queremos estender a questão do patrimônio para todos os elementos que tornam essa cidade”, reforçou.

Por fim, a coordenadora do Icomos Brasil no DF, Yara Oliveira, apontou a importância de se trabalhar em conjunto em favor da conservação do patrimônio de Brasília. “Um sonho só é possível se tornar um projeto quando se é compartilhado. Espero que todos nós possamos tirar proveito de todo o conteúdo compartilhado durante o evento”.

"Histórico e utilização do concreto em edificações”; “Conservação, restauração e valorização do concreto patrimonial”; “Restauração de edifícios de concreto armado” e “Pesquisa e conservação de tectônicas do concreto armado” foram os temas das palestras. foram os temas das palestras ao longo dos dias.

O evento completo pode ser visto na íntegra no canal do YouTube do Sinduscon-DF: clique aqui.