Sinduscon-DF toma posse no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan)

Nesta quinta-feira (2), o Sinduscon-DF tomou posse no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Distrito Federal (Seduh-DF). As reuniões tratam de assuntos como planejamento, ordenamento, gestão territorial e habitacional do DF.

O Conplan é responsável por garantir a gestão democrática na formulação e execução da política de desenvolvimento urbano do DF. Na ocasião, tomaram posse 36 novos conselheiros, titulares e suplentes, representantes de entidades da sociedade civil e de órgãos do poder público.

O presidente em exercício do conselho e secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, agradeceu a presença dos empossados e lembrou que a última formação do Conplan alcançou em 2022 o maior número de processos aprovados na história do colegiado, com 64 decisões favoráveis.

“Desejamos um excelente trabalho pelos próximos anos. Que possamos cumprir essa missão tão nobre do Conplan, que é importantíssimo para a construção do desenvolvimento urbano, econômico, social e sustentável de todo o DF”, destacou.

Para o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, representante titular do sindicato no Conplan, o conselho é a instância máxima no debate da organização urbana da cidade. "A cada ano sua importância aumenta, já que a questão da terra e a ilegalidade que permeia a forma com que vem sendo ocupada em Brasília já se tornou assunto da mesma relevância que saúde e educação", explica.

Na visão do vice-presidente do sindicato, Adalberto Valadão Júnior, suplente, o Conplan é fundamental para que a sociedade civil, em conjunto com o governo, possa estabelecer as diretrizes da gestão urbanística e crescimento ordenado do DF. "A participação do Sinduscon-DF neste conselho se reveste da mais alta importância para o setor da construção civil. Nossa atuação é sempre pautada pelos valores da entidade, em busca do que é melhor para a cidade", diz.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh-DF)

Enviar mensagem no WhatsApp