Índice de Velocidade de Vendas: Mercado Imobiliário do DF fecha terceiro trimestre com estabilidade

Índice de Velocidade de Vendas:  Mercado Imobiliário do DF fecha terceiro trimestre com estabilidade

Assessoria de Comunicação Social da Ademi DF e do Sinduscon-DF

Em um ano marcado por desafios, o mercado imobiliário do Distrito Federal fechou o terceiro trimestre de 2022 com desempenho estável, mantendo ritmo positivo de lançamentos e vendas. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) mostram que o indicador alcançou 7% no mês de setembro, com a venda de 297 unidades residenciais novas. Os resultados mostram que o setor manteve resiliência diante da combinação do aumento continuado das taxas de juros, dos preços de insumos e das expectativas geradas pelo calendário eleitoral: o terceiro trimestre de 2022 teve como média um IVV de 8,3%, acima dos 5% que sinalizam bom desempenho do mercado.

“Os resultados desse terceiro trimestre consolidam a percepção de um mercado maduro que, mesmo diante de desafios, caminha para o segundo melhor desempenho para 2022 na série histórica da pesquisa, sendo superado apenas pelo desempenho de 2021 nesse período”, avalia Eduardo Aroeira Almeida, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF). Na sua avaliação, o setor avança para mais um ano de desempenho positivo, nas diversas faixas de renda, atendendo a uma demanda por imóvel que é alta no DF.

“A manutenção de bons Índices de Velocidade de Vendas mesmo em um cenário de grande turbulência política e expectativas econômicas incertas, demonstra a grande resiliência que o mercado imobiliário do Distrito Federal possui. Isso demonstra a maturidade das empresas que atuam no setor e a qualidade dos produtos ofertados, gerando um mercado ativo mesmo em momentos de dificuldades”, complementa o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (SINDUSCON-DF), Adalberto Valadão Júnior.

Termômetro do mercado – Iniciativa conjunta da ADEMI DF com o SINDUSCON-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas é realizada pela Opinião Informação Estratégica:

• O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
  • Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo: quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
  • Criada há sete anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.

Em setembro, a oferta de imóveis novos acumulou 4.273 unidades – desde janeiro, foram lançados 19 empreendimentos, colocando 2.339 novas no mercado. No terceiro trimestre, foram acumuladas vendas de 1.092 unidades novas: as regiões de Águas Claras, Noroeste, Planaltina e Samambaia lideraram as vendas no terceiro trimestre. Em setembro, foram comercializados 56 imóveis em Samambaia. 49 em Planaltina – Águas Claras e Noroeste registraram a venda de 47 unidades.

“Nosso mercado tem mantido ritmo de venda positivo tanto para imóveis de padrão econômico quanto os de médio e alto padrões. Isso demonstra a confiança do comprador, que decide investir na casa própria ou mesmo aplicar seus recursos em um investimento seguro”, comenta o presidente da ADEMI DF.