Empreendimento de associada do Sinduscon-DF é o primeiro residencial com selo verde do DF

A Construtora Faenge, associada do Sinduscon-DF, apresentou, durante o Casa Cor Brasília seu mais novo empreendimento sustentável. O Palazzo 105 é um quatro suítes padrão luxo, com vista permanente para o Parque Burle Max, no Setor Noroeste, e promete unir conforto e sustentabilidade.

O projeto, que ainda será lançado, é o primeiro residencial no Distrito Federal a receber certificado Green Building Brasil (GBC), que atesta que o empreendimento promove redução dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida da edificação, conforto, saúde e bem estar e redução de recursos naturais.

Felipe Faria, CEO do Green Building Council Brasil, conta que para receber o certificado, o projeto deve atender diversos requisitos que são divididos em oito categorias: implantação; energia e atmosfera; uso eficiente da água; qualidade interna do ar; materiais e recursos; responsabilidade social; créditos de prioridade regional; e inovação.

“Dentro de cada categoria há uma série de pré-requisitos e créditos. São 52 itens que podem somar até 110 pontos. O empreendimento precisa cumprir todos os pré-requisitos e somar o mínimo de 40 pontos para receber a certificação básica. Aumentando o número de pontos ou atendimento aos quesitos, o nível da certificação pode evoluir para prata, ouro ou platina”, explica Faria.

Segundo o CEO da GBC Brasil, o objetivo principal da certificação é estimular o investimento em inteligência de arquitetura, engenharia e processos, de modo a conduzir o empreendimento a melhora no conforto, saúde e bem-estar dos seus moradores. “A certificação contribui para um melhor processo de controle de qualidade, indicadores e força uma rotina onde sustentabilidade, eficiência e conforto são as premissas”, destaca.

Leonardo Ávila, diretor-presidente da Faenge, que também é presidente do Codese-DF e vice-presidente do Sinduscon-DF, aponta que a construtora está feliz pela nova etapa e por iniciar um marco na construção residencial sustentável no DF. “O Palazzo 105 tem grande importância para nossa empresa, será nossa primeira obra com certificação Green Building, que confere garantia de qualidade técnica, mas também retrata ganhos ao consumidor final, seja financeiro com a economia gerada no uso do produto final, na sustentabilidade, e no conforto”.

“Esse empreendimento possuir essa certificação e se manter sustentável é excelente. Tenho certeza de que se ganha bastante com economia, valorização do material, energia, aproveitamento de recursos hídricos e ainda gerenciamento adequado dos resíduos. Isso agrega valor aos imóveis e ainda traz a possibilidade de outras construtoras buscarem se adequar a esse novo modelo”, afirma o diretor de meio ambiente e sustentabilidade do Sinduscon-DF, Luciano Alencar.

Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.