Sinduscon-DF inicia 5º fórum com participação de Arruda

Larita Arêa

Na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, o candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), José Roberto Arruda (PR), foi o primeiro convidado a participar do 5º Fórum da Indústria da Construção Civil, realizado no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF).

O intuito do evento é permitir que o setor produtivo, por meio das entidades de classe, possa apresentar suas reivindicações, além de ouvir o programa de governo de cada convidado. A iniciativa é do Sinduscon-DF, em parceria com a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF) e o Clube de Engenharia de Brasília (Cenb).

Arruda iniciou o fórum falando da sua candidatura, em especial, a intenção em retomar projetos de governo interrompidos após o escândalo político. Seguindo a dinâmica do evento, o candidato respondeu às perguntas realizadas pelos presidentes das entidades de classes, que trataram sobre os seguintes temas: obras públicas, infraestrutura, mercado imobiliário, meio ambiente, sustentabilidade e relações trabalhistas.

O primeiro questionamento foi realizado pelo presidente do Sinduscon-DF, Julio Peres, que tratou de temas como mobilidade urbana e liberação de projetos, bem como a situação da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

Quanto à mobilidade, o candidato foi enfático: “A primeira medida para desafogar Brasília é descentralizar o centro administrativo da cidade”. Na sequência, acrescentou: “Isso, claro, com a ajuda do túnel de Taguatinga e do metrô, além de retomar os projetos da Inter Bairro, do VLT e fazer na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) o mesmo trabalho de ampliação que fiz na Estrada Parque Taguatinga (EPTG)”.

Para Arruda, a atual forma de trabalho no processo de liberação de projetos é um dos grandes impasses para o setor. “Sou a favor da descentralização na aprovação de projetos. Vamos realizar concursos públicos para engenheiros e arquitetos, mudar a atual forma das administrações regionais trabalharem e fazer o negócio funcionar”, declarou.

Sobre a Agência de Desenvolvimento do DF, completou: “A Terracap tem que ser administrada por alguém com visão clara do mercado. A companhia precisa resgatar sua credibilidade, o que é possível, vendendo terreno e entregando com infraestrutura. Outro ponto é a necessidade do órgão retomar suas atribuições originais e não concorrer com o setor produtivo”, disse.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Paulo Muniz, presidente da Ademi-DF; Afonso Assad, presidente da Asbraco; Higino Souza, presidente do Seconci-DF; João Carlos Pimenta, presidente do Cenb; Edgard Viana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB); Flávio Correia, presidente do Crea-DF; Brasil Américo, presidente do Senge-DF; Adalberto Valadão, vice-presidente da Cbic; e Jofran Frejat, candidato a vice do Arruda.

O próximo fórum acontecerá no dia 14 de agosto, quinta-feira, às 8h, no auditório do Sinduscon-DF. Nessa data, o convidado é o candidato Antônio Carlos de Andrade (Toninho do PSol).

Clique aqui e veja a programação completa.

Enviar mensagem no WhatsApp