'Lei Geral de Proteção de Dados' é tema de live do Mês da Integridade

'Lei Geral de Proteção de Dados' é tema de live do Mês da Integridade
Compartilhe:

Mia Andrade
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Nesta quarta-feira (21), foi realizada a terceira live do Mês da Integridade Sinduscon-DF. Desta vez, o tema “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no mercado imobiliário: na prática” foi debatido e mediado pelo advogado e diretor secretário do Creci-DF, Diego Gama. Também participaram do debate a advogada e sócia administradora da Abdala Vega Advogados, Juliana Abdala e o advogado e sócio-fundador da Beckt Advogados, Rodrigo Magalhães Barros.

Diego Gama abriu a live explicando que a discussão a respeito da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sua importância dentro do avanço tecnológico já é uma discussão antiga. Segundo o especialista, a primeira lei oficialmente voltada para a proteção de dados surgiu na Alemanha, na década de 70. 

“A Europa nos inspirou nesse quesito de proteção de dados, mas nós temos marcos e normas internas, a exemplo da Constituição Federal, que no Art. 5o, inciso X temos a lei da intimidade. Em seguida veio o marco no direito do consumidor; em seguida o marco da internet e agora a LGPD”, contextualiza.

Gama explica que os avanços da LGPD já podem ser vistos dentro do setor da construção civil e do mercado imobiliário. “Dentro do ecossistema imobiliário temos diversas tecnologias, sistemas, gestão de dados múltiplos que têm sido aplicados, tanto na construção civil, que é a parte da produção, quanto na parte dos clientes ao final, tudo isso transicionando dados. Então a gente precisa estar juntos, em uma sinergia, para ampliar esse conhecimento”.

Rodrigo Barros diz que apesar do excesso de leis dentro da área empresarial, é preciso entender como funciona a LGPD. “Sabemos o desafio de todos e chega agora mais uma lei para a atividade empresarial. Nosso desafio, como o lado jurídico, é desmistificar essas normas, essa lei e seus principais temas”.

Juliana Abdala reforça que o uso de dados é importante para o desenvolvimento econômico, principalmente para o mercado imobiliário. “A LGPD vem para trazer equilíbrio a esse desenvolvimento e proteção dos direitos do indivíduo [...] a informação tramita no meio digital de uma forma muito rápida e de uma forma muito profunda. Então uma vez que juntamos seu CPF, religião, sua forma de consumo ali, o algoritmo entende seu comportamento e influência na informação que chega até você”, pontua.  

Os especialistas reforçaram que para entender o funcionamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e aplicar de forma segura, é preciso que a empresa esteja disposta a orientar os funcionários e abrir o espaço para o debate e continuar aprendendo. 

“É um aprendizado constante na gestão tecnológica. Tenho o seguinte exemplo: do nada para a invenção do cinema foi um tempo enorme, já do cinema para o DVD o tempo foi um tempo menor. Já do DVD para o Blu-Ray e para o streaming foi menor ainda. Então a velocidade da mudança é encurtada à medida que aplicamos tecnologia”, explica Diego Gama.

Gostou do tema? Então assista a íntegra da live no canal do Sinduscon-DF.

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp