Copom mantém Selic em 13,75% ao ano

Agência CBIC

Após 12 altas consecutivas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve nesta quarta-feira (21/09) a taxa Selic em 13,75% ao ano, mesmo patamar de dezembro de 2016 e a maior desde outubro daquele ano (14%). “Desde o início do ciclo de aperto monetário, em março de 2021, a Selic aumentou 11,75 pontos percentuais, passando de 2% a.a.  em março de 21 para 13,75% a.a. em agosto/setembro de 2022”, destaca a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

A decisão de manter a Selic inalterada acontece depois de dois meses consecutivos de queda na variação mensal do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no País. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o referido indicador apresentou queda de 0,36% em agosto, em relação ao mês anterior. Em julho, a variação foi de -0,68%.

Vasconcelos destaca que, considerando uma amostra de 14 países do G-20 (com resultados até agosto de 2022), o Brasil é o único com inflação 12 meses menor do que igual período do ano passado.

Confira íntegra de análise sobre o assunto no Informativo Econômico do Banco de Dados da CBIC.

A matéria tem interface com o projeto “Banco de Dados da Construção – BDC”, em correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Enviar mensagem no WhatsApp