Medicina ocupacional X Medicina asssitencial

 Medicina ocupacional X Medicina asssitencial
Compartilhe:

José Sidney Rocha
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Provavelmente você já ouviu falar sobre medicina assistencial e medicina ocupacional. Mas saberia identificar a diferença entre as duas?

No Seconci, a Gerência de Medicina atua nas duas frentes e oferece diversos serviços aos trabalhadores da construção civil.

Medicina ocupacional

A medicina ocupacional está relacionada, como o próprio nome já diz, aos exames, consultas e atendimentos relacionados ao mundo laboral. É por meio dela que são realizados os exames admissionais, demissionais, mudança de função e exames complementares, além da Emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e a homologação de atestados médicos.

Outro aspecto importante da Medicina Ocupacional diz respeito aos Programas de Saúde. No Seconci, as empresas da construção civil contam com a assessoria da entidade para realização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos que, apesar de estar relacionado à Segurança do Trabalho, também faz parte da política ocupacional das empresas na prevenção de acidentes e na promoção da saúde dos trabalhadores.

Atualmente, o Seconci disponibiliza os seguintes exames ocupacionais aos trabalhadores que atuam nas empresas associadas:

✔️Acuidade visual;
✔️Audiometria;
✔️Eletrocardiograma (ECG);
✔️Eletroencefalograma (EEG);
✔️Espirometria;
✔️Glicemia;
✔️Hemograma completo;
✔️Raio-X de tórax. 

Medicina assistencial

A medicina assistencial está diretamente ligada à prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores por meio de ações, eventos e atendimentos com o foco na saúde e na conscientização dentro da construção civil.

Seja por meio de palestras, consultas com especialistas e programas de combate ao alcoolismo, hipertensão, diabetes e afins, tudo isso faz parte da medicina assistencial e também faz parte do catálogo de serviços oferecidos pelo Seconci-DF às empresas da construção civil.

Na medicina assistencial, o Seconci se destaca pelas palestras realizadas nos canteiros das empresas associadas e pelos programas como o Seconci Itinerante.

Novos serviços: O Seconci lançou, em junho, a Policlínica do Trabalhador – com novos serviços médicos assistenciais nas áreas de:

✔️Clínica médica;
✔️Urologia;
✔️Hipertensão e Diabetes (Programa de Hipertensão e Diabetes-PHD).


Todos os serviços médicos assistenciais são gratuitos para os trabalhadores das empresas associadas ao Seconci e o agendamento das consultas pode ser feito pelo endereço eletrônico http://www.seconci-df.org.br/Agendamento_Medico.php.

Gostou de saber como funciona a Medicina e o atendimento médico na nossa entidade? Compartilhe esse conteúdo com seus contatos. E se você trabalha na construção civil, venha utilizar nossos serviços. 

 

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp