Investimento em saúde e segurança no trabalho ajuda a reduzir casos de acidentes na construção civil do DF

Carolina Araújo

No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Os números de acidentes na construção civil do Distrito Federal vêm apresentando uma tendência de redução ao longo dos anos. De acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, em 2012, foram registrados 1258 acidentes, ao passo que, em 2021 foram 576, apresentando uma variação, neste período, de aproximadamente -54%.

O comportamento do mercado de trabalho no setor influencia na leitura dos dados. É importante destacar que 2021, apesar de ter apresentado um número maior de acidentes do que os vistos em 2019, apresenta uma proporção entre o número de acidentes e o estoque de trabalhadores menor do que o ano pré-pandemia.

Para ilustrar de maneira mais adequada, o gráfico a seguir demonstra a proporção entre o estoque de trabalhadores e o número de acidentes que ocorreram no setor, ano a ano, reforçando a tendência de queda.

Em entrevista à rádio + Brasil News, o diretor de políticas e relações trabalhistas do Sinduscon-DF, José Antônio Magalhães, destacou que as empresas do mercado formal da construção civil investem muito na área e, principalmente, na prevenção. “É importante prevenir para que o acidente não aconteça e isso é bom para a empresa e os funcionários. Os Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos e as leis tiveram evolução, as empresas acreditam no que fazem e a fiscalização melhorou; todo o ambiente da construção civil é favorável pra diminuir o acidente no trabalho”, enumerou.

Ele ainda ressaltou que todas as empresas do mercado formal fornecem os EPIs aos funcionários. "É preciso"orientar e fiscalizar o uso. Para se ter ideia, o investimento em segurança do trabalho é entre 7% e 8% do custo total da obra", explicou.

Magalhães ainda relembrou a ação de proibição do uso de celulares nos canteiros de obra, que ajudou a reduzir ainda mais os casos de acidentes no setor.

Ouça a entrevista na íntegra: clique aqui