Edifícios comerciais de Brasília são indicados ao Selo CAU/DF 2022

Carolina Araújo

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, por meio de sua Comissão Temporária de Patrimônio, divulgou os 20 indicados ao Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2022. A certificação reconhece o valor histórico das edificações não monumentais da capital federal – e de seus autores –, bem como divulga as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno. Na lista, há edifícios comerciais, sedes de tribunais e de instituições.

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto, a entrega do Selo ocorrerá entre os dias 15 e 19 do mesmo mês. Dos 20 finalistas, apenas 10 receberão a certificação.

Os indicados estão localizados nas asas Sul e Norte e no Jardim Botânico. Para a pesquisa, os integrantes da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF realizaram visitas técnicas em todos os locais.

Para o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, o selo é uma forma de dar relevância ao legado arquitetônico da capital. "O prêmio que mais aguardo no ano. Uma iniciativa original e criativa de valorizar o patrimônio da cidade", disse.

O coordenador do projeto, Pedro Grilo, falou sobre a importância da certificação para a capital. “O selo busca jogar uma luz sobre as arquiteturas do cotidiano de Brasília que, muitas vezes, passam despercebidas para o público em geral, mas que são grandes obras construídas por grandes arquitetos que são desconhecidos”, descreveu.

Ele ainda explicou que também foram avaliados os aspectos como a conservação das fachadas, dos pilotis, das áreas comuns e dos elementos urbanos – escadas, corrimãos, rampas de garagem, acessibilidade, calçamento do entorno e totens; e se novas intervenções respeitaram o conceito arquitetônico dos projetos.

Confira abaixo os indicados:

✔️Ed. BRB (SBS Qd. 1 Bl. E)
✔️CNTI (SEPN 505 Bl. A)
✔️DNIT (SAN Qd. 3 Lt. A)
✔️Ed. Porto Alegre (SEPS 714/914)
✔️Ed. Camargo Corrêa (SCS QD. 1 Bl. I)
✔️Ed. Morro Vermelho (SCS Qd. 1 Bl. H)
✔️Ed. Denasa (SCS Qd. 1 Bl K)
✔️Ed. Oscar Niemeyer (SCS Qd. 3 Bl. A)
✔️Palácio do Desenvolvimento (SBN Qd. 1 Bl. D)
✔️Receita Federal (SAS Qd. 3)
✔️Sede 1 do Banco do Brasil (SBS Qd. 1 Bl. A)
✔️Sede dos Correios (SBN Qd.1 Bl. A)
✔️TRF anexo 1 (SAS Qd. 01)
✔️TRF sede 1 (SAS Qd. 03)
✔️TRF Sede 2 (SAS Qd. 02)
✔️TRT Anexo 1 (SAS Q.1 Bl. D)
✔️CLN 111, Bloco A
✔️Agência Nacional de Mineração (SAUN Q. 1 Bl. B)
✔️Ed. Eldorado (SDS, Bl. D)
✔️Escola Superior de Defesa (Jardim Botânico)

*Com informações do Correio Braziliense.