Sinduscon-DF e Secretaria da Mulher do DF realizam mais uma edição da palestra “Mulheres na Construção Civil”

Carolina Araújo

O Sinduscon-DF, em parceria com a Secretaria da Mulher do DF, realizou na quarta-feira (20), mais uma palestra sobre Mulheres na Construção Civil. Dessa vez o evento foi realizado na Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente, localizada na região do Sol Nascente, próxima a Ceilândia-DF. Cerca de 20 mulheres compareceram ao evento.

O tema "Empreendedorismo na Construção Civil" foi ministrado pela vice-presidente do Sinduscon-DF, Mirelle Corrêa. “A mulher para sair de uma situação de vulnerabilidade e fazer o que ela bem entende, ela precisa de um respaldo financeiro. Quando a gente fala em empreender na construção civil é poder empreender em qualquer lugar”, discorreu.

A ajudante de obra da Emplavi, Maria Frazão também participou do bate-papo e falou sobre "O dia a dia da Mulher na Construção Civil do Distrito Federal". “Eu gosto muito da construção civil e gosto muito do que faço. No momento eu não trocaria o trabalho da construção por outro tipo de serviço. Eu me achei na construção civil!”, enfatizou.

A presidente da Associação Despertar, Margarida Minervina, comentou que é importante cada mulher se achar no que tem perfil e goste de fazer. “Vamos juntas mudar a situação de cada uma de nós. É isso que nós, mulheres, precisamos entender. E é isso que eu faço aqui dentro da instituição e a vida dessas mulheres que aqui estão, mudou. Quando você contribui, você tem voz”, concluiu.

As participantes também interagiram com as palestrantes. A técnica de enfermagem, Andréia Silva, falou que quando trabalhava em casa de família não deixou de estudar. “Hoje, sou técnica de enfermagem e gosto muito do que faço. Mas também sou empreendedora, comecei fazendo cachecol e, recentemente, ganhei um prêmio, o Capital Semente. Dentre 70 mulheres eu fui uma das contempladas. E quero dizer para vocês mulheres, que vocês conseguem!”, afirmou. Ela enfatizou que sustentou a família por um tempo apenas confeccionando cachecóis.

A participante Ana Paula Silva foi uma das mulheres incentivadas pela Associação Despertar a estudar e se qualificar profissionalmente. “Fui voluntária na associação por três anos. Aqui a Margarida me incentivou a estudar, que tinha potencial. Me qualifiquei. Sou formada em pedagogia, já trabalhei em escola. E ela sempre me falava: faça o que for possível. Um exemplo de amor ao próximo”, descreveu.

Bianca Barbosa, nutricionista da secretaria de saúde, apontou que muitas mulheres sofrem violência devido à dependência financeira. “A mulher pode ter sua autossuficiência financeira e decidir o que quer. E quero enfatizar que o caminho não é só ter carteira assinada ou passar num concurso. O empreendedorismo hoje resgata um país, exercem uma atividade econômica e conseguem sustentar uma família”, explicou.

Sobre a Associação Despertar Sabedoria

A Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente (ADSSN) é um projeto que possibilita crianças com dificuldades em aprendizagem a terem aula regulares de reforço escolar.
Está localizada na região do Sol Nascente, em Brasília, e ajuda com projetos de educação e cidadania a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Em maio de 2009 um pequeno grupo percebeu que os jovens do Setor Habitacional Sol Nascente trecho III, estavam se envolvendo com o mundo do tráfico, usando drogas, roubando e fazendo mal a comunidade.
A partir dessa situação surgiu a ideia de montar um projeto para atender esses jovens, no intuito de resgatar os mesmos do mundo obscuro em que se encontravam.

A Associação é presidida pela professora Margarida Minervina e atende cerca de 140 crianças e adolescentes.

As fotos do evento podem ser acessadas no álbum do Flickr: clique aqui.

Enviar mensagem no WhatsApp