Mais de 350 pessoas participaram do Seminário SINAPI: Metodologia e Aplicação

Mais de 350 pessoas participaram do Seminário SINAPI: Metodologia e Aplicação
Foto: Eduardo Tadeu
Compartilhe:

Carolina Araújo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Na última quarta-feira (29), o Sinduscon-DF recebeu o Seminário SINAPI: Metodologia e Aplicação. Com mais de 350 participantes em formato online e presencial, o encontro reuniu especialistas da Caixa Econômica Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na abertura oficial do evento, o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, destacou que a pandemia mostrou uma série de inconformidades e questões que precisam ser resolvidas em relação à formação de preços. “Tenho acompanhado o impacto que os aumentos exacerbados têm nas obras públicas. Hoje temos a oportunidade de nos debruçar nesta questão para entendermos ainda mais”, descreveu.

Ruyter Thuin, vice-presidente de obras e infraestrutura do Sinduscon-DF, complementou que o SINAPI baliza cerca de 90% das licitações públicas dentro do Distrito Federal. “Tivemos a pandemia e os reflexos dela podem ser vistos nos aumentos excessivos de preços, o que fez com que as empresas tivessem seus contratos defasados e licitações com preços não condizentes com a realidade”, explicou.

Foto: Eduardo Tadeu

 

Novas condições da Economia: escalada de preços, agilidade na captação dos preços, atualização do cadastro de fornecedores, importância do SINAPI: Reajustes e demonstração de desequilíbrio nos contratos foram os temas elencados durante painel de abertura conduzido por Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da COINFRA/CBIC, que participou de maneira remota, acompanhado por Cimar Azeredo Pereira, diretor de pesquisas do IBGE. Já no formato presencial, participaram Ruyter Thuin, vice-presidente de obras e infraestrutura do Sinduscon-DF; Afonso Assad, presidente da Asbraco; Sérgio Rodovalho, superintendente da rede executiva de governo da caixa; e Alexandre Cayres, gerente nacional da GEPAD da Caixa.

Geraldo de Paula Eduardo, consultor do SINAPI pela CBIC, enfatizou que o evento proporciona uma aproximação da área técnica com o público, que são as empresas. “É uma oportunidade de dialogar aqui com quem desenvolve esse trabalho, quem está por trás e quais as dificuldades que têm acontecido”, discorreu.

O seminário seguiu com a apresentação da Caixa Econômica Federal que foi ministrada por Arnaldo Gustavo Andrade Lopes e Mauro Fernando Martins de Castro, gerentes executivos do SINAPI pela Caixa.

A última palestra foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a participação de Gustavo Vitti Leite, coordenador de índices de preços do IBGE; e Augusto Sérgio Lago de Oliveira, gerente do SINAPI no IBGE.

Após as explanações, o seminário foi aberto para debates. Algumas dúvidas foram respondidas presencialmente e outras diretamente no chat, para quem acompanhava de forma remota.

Acesse as apresentações completas abaixo:

Clique aqui para a apresentação da Caixa
Clique aqui para a apresentação do IBGE

Assista ao seminário na íntegra no canal do YouTube da CBIC Brasil: clique aqui.

As fotos oficiais do evento já estão disponíveis no Flickr do Sinduscon-DF: https://bit.ly/3I2fgXU

O seminário foi uma realização do Sinduscon-DF e CBIC Brasil, com correalização do Senai Nacional, e apoio da Asbraco, IBGE e Caixa Econômica Federal.

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp