Agenda Legislativa da Indústria do DF chega à 20ª edição no cinquentenário da Fibra

Foto: Moacir Evangelista/Fibra

Nilson Carvalho
Assessoria de Comunicação da Fibra

No ano em que comemora 50 anos de fundação, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) tem mais um marco histórico para celebrar: a 20ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do DF.

A publicação teve a edição de 2022 lançada nesta terça-feira, 17 de maio. O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, entregou a Agenda Legislativa da Indústria do DF 2022 para o presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente (MDB), em reunião na presidência da Casa. Simultaneamente, exemplares da Agenda foram entregues nos gabinetes aos deputados distritais, que também receberam a edição em formato digital.

“Fico muito feliz de receber das mãos do presidente Jamal esta Agenda Legislativa. Temos trabalhado nos últimos anos para priorizar o debate de temas da Agenda, que são importantes para a retomada econômica, para valorizar os empresários, para gerar renda e receita para o Distrito Federal”, afirmou Prudente.

A Agenda Legislativa da Indústria do DF é editada anualmente desde 2003. É produzida com a participação dos dez sindicatos que formam a Fibra, que selecionam e analisam as propostas legislativas que consideram prioritárias para a indústria. As proposições publicadas na Agenda têm o posicionamento do setor, sendo classificadas como convergentes ou divergentes e acompanhadas de justificativas.

Para o documento de 2022, foram selecionadas 22 proposições legislativas, divididas na publicação em seis temas: Assuntos Econômicos, Política Tributária e Fiscal, Administração Pública, Política Urbana e Meio Ambiente, Assuntos de Relação do Trabalho e Assuntos Sociais.

“A Fibra tem diálogo aberto, transparente e muito produtivo com a Câmara Legislativa em pautas que têm como resultado o desenvolvimento da cidade, com demandas que refletem na melhoria da qualidade de vida da sociedade do DF. A grande alavanca do desenvolvimento dos países desenvolvidos é a indústria e a Fibra trabalha para, em parceria com o Legislativo e com o Executivo, construir no DF um ambiente que atraia cada vez mais investimento do setor industrial”, afirmou Jamal. “Sempre friso que a indústria gera desenvolvimento e enriquecimento onde é estimulada. Para cada real investido na industrialização, o retorno obtido é de 70% a 100% na comparação com outros setores”, completou.

Como nas edições anteriores, a Agenda Legislativa da Indústria do DF 2022 tem um capítulo inicial dedicado a informações sobre a conjuntura da indústria local, com dados gerais sobre a participação do setor na economia e gráficos e análises diversas sobre produção, nível de emprego e utilização da capacidade instalada, por exemplo.

Fibra: 1972-2022

A Agenda Legislativa da Indústria do DF 2022 apresenta na capa a marca comemorativa do aniversário de 50 anos da Fibra.

Fundada em 1972 pela união de seis sindicatos industriais, a Federação completa cinco décadas de trabalho pelo desenvolvimento industrial do Distrito Federal. Atualmente, tem em sua base dez sindicatos e representa o setor que, segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), emprega mais de 86 mil trabalhadores, tendo representado R$ 9,5 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do DF naquele ano.

“A Fibra completa 50 anos e apresenta sua marca comemorativa na publicação que melhor a representa. São cinco décadas de trabalho pela indústria do DF, sempre feito de forma transparente, em um diálogo constante com o Legislativo e o Executivo com o objetivo de fazer a cidade cada vez mais sustentável, que continue capaz de dar à sua população renda, empregos e a qualidade de vida que é marca do Distrito Federal”, afirma Jamal.

Para ler ou baixar a Agenda Legislativa da Indústria do DF 2022, clique aqui.