Redução do imposto de importação do aço pode viabilizar compra coletiva do insumo

Carolina Araújo

A reunião de diretoria recebeu o presidente da Coopercon-DF, Marcelo Accioly, e o CEO da Frontera Group, Alexandre Pedron, que trataram da redução do imposto de importação do aço, que passou para 4%.

Marcelo Accioly disse que o governo está atento à essa questão e já havia reduzido a alíquota de importação de 12% para 10,8%, e agora para 4%. “O momento para pensarmos novamente na importação do insumo é agora. Depois de duas sinalizações para o nosso lado, se realmente não conseguirmos viabilizar a ação, pode ser que a gente deixe passar esse momento”, sinalizou.

Accioly complementou que a Coopercon-DF firmou parceria com a Frontera Group para tornar realidade a importação dos insumos. “Não houve nenhum ônus e tudo foi absorvido pelas cooperativas para deixar preparado para chegarmos nesse momento”, disse.

Conforme explicou Alexandre Pedron, a ideia junto à Coopercon-DF é verticalizar a compra dos insumos para conseguir ter um custo menor possível, mais competitivo e sem nenhum repasse para o meio, ou seja, da fábrica diretamente para o consumidor.

Pedron relembrou que há um movimento de commodities no mercado internacional que envolve o aço e isso fez com que houvesse um aumento no preço da tonelada do metal no exterior, mas reforçou que já ocorreu uma baixa e a tendência é abaixar mais até o final do mês.

Sobre a qualidade do aço vindo da Turquia, um dos países que tem fornecido o produto para o Brasil, Alexandre destacou que as siderúrgicas do país têm anseio de entrar no mercado brasileiro. “Ficamos um tempo na Turquia, conhecemos algumas fábricas de lá e todas as vezes que fazíamos os testes e enviávamos os inspetores para as fábricas, passavam em todos os testes e ensaios, tanto lá como nos laboratórios no Brasil, então ficamos mais confortáveis em escolher o país”, discorreu.

Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF, enfatizou que agora que o imposto abaixou no Brasil, é importante que se consiga realizar a importação. “Não podemos esquecer que quando iria ser promulgada a lista dos produtos que abaixariam, o instituto do aço conseguiu mais uma reunião com o governo para explicar seus termos. Independente do que aconteça, o governo realmente bancou essa questão e seria bom que o setor retribuísse na forma de produtos importados”, concluiu.

Empresas que tenham interesse em fazer parte da importação de aço devem entrar em contato com a Coopercon-DF para ter acesso aos preços e condições pelo telefone 61 99915-5589 (Veruska) ou e-mail coopercondf@coopercondf.org.br.

Enviar mensagem no WhatsApp