Sinduscon-DF celebra redução do imposto de importação do aço

Sinduscon-DF celebra redução do imposto de importação do aço
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

A construção civil foi fortemente impactada pelo aumento dos custos dos seus insumos nos últimos dois anos, notadamente os relacionados a commodities, casos de ferro, cobre, PVC. 

O mercado de aço no Brasil é bastante concentrado. Para se ter uma ideia , apenas dois fornecedores têm condições de fornecer o produto para todo o país. Neste sentido, a busca do mercado internacional como saída para as construtoras, notadamente num momento de forte pressão inflacionária como o de agora, é fundamental.

Infelizmente, não é fácil importar o aço, há uma série de barreiras fiscais, alfandegárias e de certificação que praticamente inviabiliza o intento e o Imposto de importação é uma delas. Sua redução de 10,8% para 4% é um passo importante dado pelo governo e anima as construtoras a levar em conta, outra vez, este canal.

Importante frisar que o aumento sucessivo no preço de insumos afeta a população como um todo, seja encarecendo o valor do imóvel a ser adquirido, seja interferindo no cronograma das obras públicas, que podem ser atrasadas, paralisadas ou executadas com má qualidade técnica.

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp