Convenção Coletiva de Trabalho: Encerradas as negociações com o Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe)

Comissão de Negocial Salarial 2022

Dionyzio Antonio Martins Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

Finalizamos hoje, segunda-feira, 02 de maio de 2022, a negociação coletiva com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (Sticombe).

Foram cinco reuniões semanais para tratarmos exclusivamente do reajuste financeiro (único ponto da convenção coletiva 2021/2023 debatido neste ano). Quando passamos por um surto inflacionário como o de agora ninguém que obtém o sustento do seu trabalho ganha, nem o operário tampouco o empresário. A constatação vale, inclusive, para o setor da construção civil, que embora ofereça indicadores que demonstram recrudescimento, não para de sofrer com aumentos reincidentes de insumos e serviços.

A seguir os termos acertados:

• Reajuste integral do INPC de abril 2022 para o piso salarial e salários de até R$ 2.999,99.
  • Reajuste de 70 % do INPC de abril 2022 para os salários na faixa de R$ 3.000,00 até R$ 6.999,99.
  • Reajuste de 50% do INPC de abril 2022 para os salários de R$ 7.000,00 e acima.
  • O reajuste será pago em 2 parcelas de 50% cada, nos meses de maio 2022 e novembro 2022.
  • Reajuste integral do INPC de abril 2022 alimentação e café da manhã, com arredondamento para a unidade mais próxima a ser pago em uma única parcela em maio de 2022.

Além dos termos acima, não houve alteração de nenhum outro ponto da convenção coletiva 2021/2023.

A redação final e oficialização da convenção só poderá ocorrer após a divulgação do INPC de abril 2022, prevista para ocorrer na próxima quarta-feira, dia 11 de maio.

A convenção coletiva em questão não diz respeito aos profissionais de engenharia. Neste caso, estamos no aguardo da proposta do Sindicato dos Engenheiros (Senge-DF) para início das discussões.

Agradecemos mais uma vez ao empresário construtor pela confiança depositada na entidade e reforçamos para que contribuam pagando a taxa patronal, mesmo que não seja associado!

Nosso agradecimento especial aos membros da Comissão de Negociação Salarial deste ano, os empresários: André Luís Oliveira, Afonso Assad, Afonso Moura, Eduardo Aroeira, Helena Peres, José Magalhães e Leonardo do Amaral; os assessores  jurídicos Fernando Russomano e Marcelo Borges; as assessoras do Sinduscon-DF, Cirlene Monteiro e Gezeli Bandeira de Mello; e as assessoras jurídicas da Fibra, Ana Claudia Rainha e Leonice Xavier Nunes.

Nosso reconhecimento à comissão de trabalhadores da construção civil que participaram da convenção coletiva na pessoa do Raimundo Salvador da Costa Braz, presidente do Sticombe.