Ministério da Saúde apresenta novos períodos de isolamento para Covid-19

Carolina Araújo

Diante da alta transmissão da variante Ômicron, nova cepa da Covid-19, o Ministério da Saúde definiu novos períodos de isolamento para pessoas infectadas sem sintomas após teste positivo. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) reuniu as novas determinações.

Confira como funciona o isolamento se algum funcionário, familiar ou você mesmo estiver com Covid-19, de acordo com o ministério:

*Ao 5º dia, se o paciente não apresentar sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem o uso do antitérmico, ele pode fazer o teste. Se der negativo pode sair do isolamento. Caso teste positivo no 5º dia, deverá ficar isolado até o 10º dia;

*Se no 7º dia o paciente estiver assintomático, sem o uso de antitérmico, está liberado do isolamento. Caso tenha sintomas respiratórios e febre poderá sair do isolamento somente se testar negativo. Se teste der positivo, deverá ficar isolado até o 10º dia;

*No 10º dia, se o paciente tiver assintomático, sem o uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas, não é necessário fazer o teste para sair do isolamento.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pelas gripes comuns e resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

O isolamento também torna-se necessário em casos de Influenza para evitar a transmissão, sendo que o período deve ser avaliado caso a caso.

Lembre-se que o uso de máscaras cobrindo nariz e boca, distanciamento social e higiene das mãos são formas de prevenção tanto para Covid-19 quanto para a Influenza A (H3N2).

Cuide-se e previna-se!

*Com informações do Ministério da Saúde