Caixa, Sebrae e CBIC se unem para apoiar o empreendedorismo

Agência CBIC

O Enic Política & Estratégia reuniu nesta terça-feira (30/11), em Brasília, os presidentes da Caixa, Pedro Guimarães, e o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, além do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, para debater ferramentas para o empreendedorismo.

No painel Inovação e tecnologia: ferramentas para o empreendedorismo, o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou que o Brasil hoje está melhor do que ontem, o que foi reforçado pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. “Nenhum país do mundo fez o que o Brasil fez na pandemia”, frisou, mencionando o impacto do banco digital, com redução de custo, aumento na eficiência e capilaridade.

“No início da pandemia, a Caixa colocou o pé no acelerador, tanto para o crédito imobiliário quanto para micro e pequena empresas. Ganhamos 500 mil clientes pessoas jurídicas”, disse. “Se tivéssemos interrompido, quantos empresários ainda estariam aqui? Como consequência, a Caixa nunca emprestou tanto, nunca teve tanto lucro e nunca teve tanto reconhecimento de governança”, frisou Pedro Guimarães, ressaltando que, até o 3º trimestre, a instituição teve lucro de mais de R$ 43 bilhões.

Digitalização, caminho para evitar desigualdades

A expectativa de empreender do brasileiro cresceu 75% em 2020, segundo Carlos Melles. Em sua avaliação, a digitalização é o caminho para fazer com que pequenas e médias empresas da indústria da construção tenham uma evolução significativa para evitar desigualdades.

Para ajudar na competitividade, Martins sugeriu a digitalização entre as empresas e o sistema da Caixa.

Conforme anunciado pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, Pedro Guimarães informou que a Caixa vai criar um fundo garantidor para o microcrédito, como existe para o Pronamp. “Será transformacional para o Brasil, porque ao fazer essa garantia, vamos poder empresar para os negativados”, frisou.

Martins informou que, via encadeamento produtivo, a CBIC, o Sebrae e o Senai estão criando um projeto de capacitação para os pequenos construtores para que eles sejam inseridos no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H).

Sobre a taxa de financiamento da Caixa, Guimarães disse que houve o ajuste, mas que não há necessidade de aumento nos próximos meses. “Na expectativa da Caixa, não vai faltar crédito imobiliário em 2022 para quem quiser operar e as taxas de juros já estão alinhadas com a expectativa de médio prazo”.

O Enic Política & Estratégia é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização do Sesi, Senai e patrocínio da Caixa e do Sebrae.