Sinduscon-DF e Senai- DF esclarecem empresas sobre consultoria em Lean Construction

Carolina Araújo

Na quinta-feira (25), o Sinduscon-DF, em parceria com o Senai-DF e a Secretaria de Tecnologia e Inovação do DF, realizou o evento Lean Construction: consultoria gratuita para a sua empresa. No encontro também foram apresentadas informações do programa DF+.

A mediação foi do diretor de materiais, tecnologia e produtividade do Sinduscon-DF, Renato Cortopassi, e contou com a presença da arquiteta Natália Marques, consultora técnica do Instituto Senai de Tecnologia em construção civil no DF e da gerente do Instituto Senai de Tecnologia em construção civil, Kallinny Dutra.

Natália abriu o evento descrevendo que o objetivo do programa é aumentar a produtividade das empresas no DF pela metodologia do programa que o Senai já implanta há 4 anos. “É a metodologia do programa Brasil + produtivo, um projeto que percorreu nacionalmente e que, até hoje, é implementado nas indústrias e tem resultados surpreendentes”, explicou. O programa DF+ tem como foco a melhoria de práticas manufatureiras, intervenções rápidas, de baixo custo e alto impacto.

O representante da empresa Smartly Energia Sustentável, Matheus De Sordi contou que conheceu o Lean Construction em uma reunião há 5 anos e se interessou no projeto. “Fiquei impressionado quando vi. Não conhecia. Corri atrás e queria saber como eu fazia. Quando estive com o Senai foi uma consultoria atrás da outra. O serviço é muito bom e de graça!”, descreveu.

Quem tiver interesse em participar do programa deve entrar em contato com Cirlene Monteiro no (61) 3234-8310, Ramal 205 ou dimat@siduscondf.org.br

Sobre o DF+ Produtividade

O Senai-DF realiza consultoria usando a metodologia de manufatura enxuta (lean manufacturing) em um processo produtivo, baseada na redução dos desperdícios mais comuns: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. O tempo de atendimento é de 120 horas por empresa. Cerca de 48 empresas já passaram pelo programa, que não tem custos ao empresário.

Podem ser atendidos diversos ramos de empreendimentos, que vão desde os de alimentos; artefatos, cimento e concreto; construção civil; vestuário, entre outros. O DF + produtivo é voltado ao ganho de produtividade. a meta é que as empresas tenham aumento de, no mínimo, 20% de produtividade após a intervenção do Senai-DF. Mas a média no ganho da produtividade já chega a 53%, segundo dados da instituição.

Enviar mensagem no WhatsApp