Construindo Laços: ArcelorMittal debate sobre o aço e sua produtividade

Carolina Araújo

Na tarde da última quarta-feira (17), o Sinduscon-DF e a ArcelorMittal realizaram evento online sobre o tema: “Aço ArcelorMittal: mais produtividade para sua obra”. A live contou com a participação de Daniel Vinhal, engenheiro de desenvolvimento e aplicação da ArcelorMittal e Renato Paiva, diretor do grupo SKS. O encontro faz parte dos eventos técnicos do projeto Construindo Laços, lançado em abril de 2020.

O diretor de materiais, tecnologia e produtividade do Sinduscon-DF, Renato Cortopassi, fez a abertura do evento apresentando brevemente a empresa e os palestrantes do dia.

Com a palavra, o engenheiro Daniel Vinhal apresentou um vídeo institucional sobre a ArcelorMittal, a história do aço e a sua importância. “A Arcelor está presente em 100% das regiões brasileiras”, enfatizou. Ele ainda disse que o portfólio da empresa é muito amplo e enumerou os principais insumos para a construção civil, dentre eles:

• Fios e cordoalhas para concreto protendido;
• Arames recozidos;
• Vergalhão CA 50S soldável;
• Vergalhão CA 60 nervurado;
• Dramix;
• Pregos;
• Treliças e espaçadores;
• Telas;
• Gabião;
• Trelifácil.

Vinhal ressaltou que o mercado alvo da ArcelorMittal são as construtoras de obras prediais, de infraestrutura e industriais. “A SKS busca atender todo o mercado da construção civil envolvendo todo os tipos de obras”, explicou.

Com a palavra, Renato Paiva, apresentou o grupo SKS que é formado por três empresas: SKS Mineração; SKS Aços Longos e SKS Construções. A SKS Aços Longos é credenciada exclusiva da ArcelorMittal. “Nós temos um centro logístico, que na verdade é um estoque avançado da ArcelorMittal aqui em Brasília. Isso garante uma entrega muito mais rápida dos produtos”, disse.

Paiva ressaltou que todos os equipamentos produzidos são importados e de última geração, o que confere não só a produtividade, mas uma qualidade superior.

O debate foi aberto a perguntas. Um dos questionamentos foi sobre a durabilidade do aço e o que tem sido feito a respeito, porque as estruturas, pela norma de desempenho, têm que garantir 50 anos de durabilidade. Os palestrantes reforçaram que o aço, por si só, garante esse tempo de duração pela tecnologia, mas o processo executivo e os insumos em que ele é inserido tem que estar em balanço com essa qualidade para garantir a sua durabilidade. Segundo eles, a ArcelorMittal tem estudado aços com melhores desempenhos, ou seja, mais resistentes e duráveis. Quando todos os testes e pesquisas forem feitos esses produtos com alta resistência serão lançados no mercado.

Confira o evento na íntegra no canal do YouTube do Sinduscon-DF: https://youtu.be/8r1MB_y_L54

Para mais informações sobre os próximos eventos ou, caso queira se tornar um parceiro do projeto ‘’Construindo Laços’’, entre em contato pelo número (61) 3234-8310, ramal 221, ou pelo e-mail sinduscondf@sinduscondf.org.br.