Sinduscon-DF e Secretaria da Mulher do DF - #SextaRosa começa nos canteiros de obras do Distrito Federal

Na tarde de hoje (1º), cerca de 30 mulheres participaram da palestra de abertura da campanha #SextaRosa, ação de enfrentamento ao câncer de mama, por ocasião do Outubro Rosa. Iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e da Secretaria de Estado da Mulher do DF, por meio do convênio da Rede Sou Mais Mulher, a ação conta com apoio do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF) e do Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe).

O #SextaRosa trará palestras nos canteiros de obras, voltadas para o público feminino, com orientações sobre a importância do autoexame para diagnóstico precoce do câncer de mama. O primeiro encontro da campanha foi realizado no canteiro da associada ao Sinduscon-DF, Base Investimentos, no Park Sul. No cronograma das ações, estão previstas mais quatro palestras de conscientização.

Durante a abertura, a vice-presidente do Sinduscon-DF, Mirelle Corrêa, que também representou o Seconci-DF, reforçou a importância da mulher se colocar em primeiro lugar. “Não tem como você ajudar ninguém se não cuidar de você. Eu me vejo em cada uma de vocês, se cuidem”, declarou. Ela reforçou a importância do convênio com a Secretaria da Mulher do DF para promover ações de conscientização como estas.

Em seguida, a diretora de áreas temáticas da Secretaria da Mulher, Eliana Nunes, representando a secretária Éricka Filippelli na oportunidade, destacou que o intuito do órgão é o apoio à mulher para que ela esteja onde ela quiser. “Vim trazer o recado que a mulher não está só. Temos uma rede à disposição para ajudar”, reiterando que o convênio com o sindicato é parte desta rede de apoio.

Eliana trouxe, ainda, reflexões sobre saúde mental e saúde da mulher, destacando que as mulheres devem dar prioridade aos cuidados consigo mesma. “Se cuidar primeiro de você, continuará com saúde para poder cuidar dos outros”, pontuou. Dentre as diversas formas de autocuidado, Eliana destacou a importância da atividade física, indicando fazer uma caminhada diária para que circule mais energia no corpo.

Já dentro do assunto câncer de mama, a gerente de planos de trabalho e ação da Secretaria da Mulher, Luene Garcia, que enfrentou a luta contra a doença há 10 anos, trouxe seu relato como forma de incentivo ao autoexame para diagnóstico precoce.

A técnica de enfermagem da Secretaria de Saúde do DF, Aliane Pereira Celestino, também palestrou no evento e, de uma maneira didática, ensinou o passo a passo para que as mulheres realizam o autoexame.

Clique aqui e acesse as fotos da palestra de abertura.

Enviar mensagem no WhatsApp