Segunda live do projeto Integridade Sinduscon-DF debateu o impacto das construções irregulares

Carolina Araújo

Na última terça-feira (28), foi realizada mais uma live do projeto Integridade Sinduscon-DF. O tema debatido foi: “Impacto das construções irregulares”. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do sindicato.

A live contou com a presença do assessor trabalhista do Sinduscon-DF, Fernando Russomano; do professor associado do Instituto de Ciência Política da UnB, Lucio Rennó; e do vice-presidente da indústria imobiliária do Sinduscon-DF, João Accioly, como convidados. A mediadora foi a presidente do Conselho de Ética do Sinduscon-DF, Helena Peres.

Com a palavra, João Accioly afirmou que o tema é difícil e complexo, principalmente na participação profissional de engenheiros e arquitetos. “É difícil afirmar, e até entender, qual o alcance que esses profissionais teriam numa tentativa de mudança dessas culturas”, disse.

Ele ainda destacou que até o final da década de 80, início dos anos 90, as ocupações irregulares ocorriam em classes mais baixas e hoje envolve todos os segmentos da sociedade e em terras públicas. Segundo Accioly, cerca de 40% das construções, principalmente na área de habitação, são ocupações irregulares.

Fernando Russomano confirmou que, quando o assunto é obra irregular, a informalidade nas relações de trabalho caminha paralelamente. “A sociedade brasileira já sofre muito com a cultura da informalidade. De acordo com dados do IBGE, cerca de 43% dos empregos são informais”, pontuou.

Ele ainda enfatizou que a informalidade nas relações de emprego é prejudicial para toda a sociedade. “Quem trabalha na informalidade não possui benefícios ou garantias e a situação reflete em uma má capacitação, falta de treinamento e despreparo. Isso faz com que gere uma mão de obra sem qualificação técnica e desprovida de vínculos”, explicou.

O professor Lucio Rennó destaca que o setor da construção civil tem um importante papel no mercado de trabalho, ainda mais no momento de grave crise econômica gerado pela pandemia. “A última pesquisa de emprego e desemprego, realizada em agosto de 2021, aponta que a construção civil é responsável por 76 mil pessoas empregadas no Distrito Federal. É um número bastante significativo. Foi o setor que mais cresceu na geração de empregos”, explanou.

Ele completou que durante o período da pandemia, a informalidade cresceu cerca de 14%, e que isso traz riscos não apenas para o trabalhador, mas também para o empregador, ou seja, a situação não é ideal para ninguém. Para Rennó, o certo seria que a absorção da mão de obra fosse realizada no mercado formal.

O próximo encontro do projeto Integridade Sinduscon-DF será no dia 05 de outubro, às 16h30. O tema a ser debatido será: “Como combater a cultura da irregularidade?”.

Assista ao vídeo da transmissão na íntegra:  https://bit.ly/3kSoEDj