Senai-DF apresenta ao Sinduscon-DF projeto Avança BIM

Carolina Araújo

Na quarta-feira (22), foi realizada reunião para apresentar o Projeto do Senai para o BIM (Building Information Modeling), que traduzido para o português, é a Modelagem da Informação da Construção. A entidade intitulou o projeto de Avança BIM.

Participaram do evento o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos; o superintendente regional do Senai-DF, Marco Secco; Ricardo Alexandre Ferreira, da associada Verko Engenharia; e Raquel Ribeiro, gerente executiva do BIM Fórum Brasil.

O foco do projeto é contribuir para o desenvolvimento das empresas do Distrito Federal, rumo à indústria 4.0, melhorar a produtividade e reduzir o custo das obras. O programa é voltado para construtoras e escritórios do DF com o objetivo de buscar formas eficazes de projetar, construir e se adequar a metodologia BIM. A intenção do Senai-DF é firmar uma parceria com o Sinduscon-DF para implementar o BIM no setor produtivo local.

Marco Secco abriu a reunião afirmando que o setor da construção civil é muito importante para a indústria do DF e que a formação e reciclagem na área é relevante. “O perfil da construção civil no DF é bastante moderno. É necessário um processo de evolução”, justificou.

O superintendente ainda explicou que a ideia é realizar convênios com empresas para que o aluno não arque com as despesas. Segundo Marco Secco, as desistências seriam bem menores.

Com a palavra, Dionyzio Klavdianos mostrou-se com grandes expectativas. “Vamos fazer o possível para agregar ao máximo ao projeto. O fato de ser para a comunidade nos interessa. Estamos de portas abertas”, afirmou. O presidente enfatizou que cursos como estes ajudam a disseminar a cultura BIM.