Conheça o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil

Lucas Junqueira

No evento de lançamento do convênio, o professor da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Celso dos Reis, apresentou o trabalho realizado pela Concreta, empresa júnior da universidade, que busca realizar serviços que promovam a sustentabilidade e satisfação do cliente.

Durante sua apresentação, Reis detalhou sobre plano integrado de gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil e pontuou uma série de benefícios e lucros que um PGRCC bem aplicado pode trazer para as empresas que aderirem a implementação. Além disso, também discorreu sobre a importância deste para retirada do Habite-se e para evitar multas.

Com isso, introduziu o ''Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos’’, elaborado em parceria com o Sinduscon-DF. O projeto oferecerá a elaboração e implementação do PGRCC para empresas da construção civil.

Serão realizadas reuniões com a empresa aderente e visitas técnicas no canteiros de obras, onde será feita uma apresentação do PGRCC para os presentes, além de vistorias nas instalações e a auditoria para implementação.

A proposta de trabalho em cada canteiro é dividida em cinco etapas: inicialmente, é realizado um diagnóstico, o planejamento e a elaboração do PGRCC. Em seguida, é feita uma validação após 45 dias da implementação, o monitoramento e análise de resultados após 120 dias e ao final, a idealização de um relatório final de impacto semestral.

Associados ao Sinduscon-DF terão acesso a preços exclusivos no programa. Para mais informações, entre em contato pelo número 61 3234-8310, ramal 234 ou pelo e-mail meioambiente@sinduscondf.org.br

O evento foi aberto a questionamentos do público. As temáticas mais visadas foram a agregação de resíduos para artefatos de cimento; a situação do gerenciamento de descarte de equipamentos de proteção individual e de lâmpadas; a obrigatoriedade de execução da logística reversa; entre outras.

Clique aqui e acesse a apresentação.

Assista o evento na íntegra!