Orgulho define os 57 anos de história do Sinduscon-DF

Agência CBIC

“Orgulho de, em um dos piores momentos pelo qual passa a humanidade, ter ajudado a garantir o emprego e o retorno seguro do trabalhador da construção civil para casa”, comemora o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) nos seus 57 anos de fundação, celebrado nesta sexta-feira (19) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

“A representatividade que o Sinduscon-DF tem hoje, na capital federal, é fruto do trabalho dos que dedicaram ou dedicam seu tempo em favor da causa de muitos. A pandemia da Covid-19 nos mostrou a importância de se ter uma entidade séria e representativa para defender o setor da construção. Graças ao empenho de cada membro da diretoria e a união com as demais entidades parceiras conseguimos ajudar a garantir o emprego e o retorno seguro para casa do trabalhador da construção civil em um dos piores momentos pelo qual passa a humanidade. Obrigado a todas e todos que fazem parte desta trajetória”, enfatiza o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos (gestão 2019-2021).

Ativa participação no processo de desenvolvimento de Brasília

Associado à CBIC, o Sinduscon-DF congrega mais de 270 empresas afiliadas e, desde o início de sua construção, participa ativamente do processo de desenvolvimento da cidade, consolidando-se cada vez mais como instituição séria e respeitada, tanto regional quanto nacionalmente.

Sua atividade é orientada basicamente em duas direções. A externa desenvolve ações dentro do ambiente socioeconômico de atuação do setor, particularmente junto ao poder público na defesa dos interesses da classe construtora. Já a interna, voltada para o público associado, promove a prestação de serviços sob formas diversas, especialmente mediante o fornecimento de informações e de apoio técnico, jurídico, trabalhista, parlamentar e institucional às atividades empresariais.

Áreas de atuação

- Vice-Presidência da Indústria Imobiliária (VPII)

- Vice-Presidência de Obras e Infraestrutura (VPOI)

- Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP)

- Diretoria de Economia e Estatística (DEE)

- Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (Dipe)

- Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

- Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS)

- Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas (DPRT)

- Diretoria de Projetos (Diproj)

- Conselho de Ética

A entidade também representa, oficialmente, o setor da construção civil nas negociações jurídicas, trabalhistas, parlamentares e em outros assuntos de interesse dos associados. Os conteúdos variam do econômico, técnico, tecnológico e social até o ambiental, passando, ainda, por outras vertentes. O sindicato oferece serviços, produtos e acervos documental e informativo, atuando por meio de suas diretorias, comitês, conselhos e assessorias especializadas.

Com cinco décadas de história, o Sinduscon-DF tem atuado no sentido de melhorar a capacitação profissional e a prestação de serviços oferecidos para as empresas no dia a dia das construtoras. Para tanto, busca, constantemente, melhorar a qualificação das pessoas envolvidas em todo o processo produtivo, que vai dos engenheiros nas empresas aos trabalhadores nos canteiros de obras. Com isso, espera contribuir para a qualidade de vida no DF, melhorando as dimensões do setor produtivo da construção civil.

Também tem como tarefa promover o fortalecimento e a coesão do setor da construção civil no Distrito Federal com as demais entidades de classe (Fibra, Ademi-DF, Asbraco, Cenb, Seconci-DF, Crea-DF, Creci-DF, entre outras).

Além disso, devido à sua localização estratégica e centralidade política, é um importante elo entre os Sinduscons em todo o país, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Diretoria Executiva do Sinduscon-DF

- Presidente – Dionyzio Klavdianos