Do projeto Indicadores do Concreto aos canteiros de obras

Diego Maurício abraçou oportunidades dadas pela entidade e obteve espaço no mercado de trabalho (Foto: Ascom/Sinduscon-DF)

Lucas Junqueira
Assessoria de Comuicação Social do Sinduscon-DF

Dedicado, atento, solícito e organizado. Essas são algumas das qualidades atribuídas a Diego Maurício, de 34 anos. Em março de 2019, encontrou no Sinduscon-DF uma oportunidade de iniciar a sua carreira profissional ao ingressar como estagiário do projeto Indicadores do Concreto, idealizado pela Diretoria de Materiais e Tecnologia (Dimat). Nesta área, deu os primeiros passos em busca de se colocar no mercado de trabalho.

Completou um ano e onze meses trabalhando ao lado da gerente técnica do Sinduscon-DF, Gezeli Bandeira de Mello, período em que adquiriu experiências a partir da ligação direta com o projeto, além de estabelecer contato com diversas construtoras do quadro de associadas do sindicato. E foi em uma delas, a Tecna Construtora, que Diego recebeu a sua primeira oportunidade de emprego.

Dois meses após obter o seu diploma de formação em engenharia civil pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em dezembro de 2020, Diego foi convidado para entrevista na associada e contou que, no mesmo dia, recebeu a informação sobre a contratação e o uniforme para iniciar as atividades. ''Era a empresa que sempre desejei trabalhar. E assim que me formei, foi a primeira a me dar uma chance'', comemorou.

Agora, em fevereiro, ele iniciou na função administrativa de obras na construtora. ''Auxiliarei na cotação, compra e parte organizacional de materiais, além de toda a esfera administrativa de uma obra que envolve a contratação de funcionários e recursos humanos'', explicou. Funções essas que exerceu enquanto estava ligado ao projeto Indicadores do Concreto.

Segundo o jovem, este será um grande desafio, mas está muito motivado e esperançoso. ''É uma área nova que não havia estagiado. Quero muito aprender e auxiliar a empresa a crescer através do meu serviço'', comentou.

Gezeli Bandeira de Mello conta que trabalhar com Diego foi uma experiência única e que o antigo estagiário sempre esteve disposto a auxiliar na implementação de projetos. ''Sempre esteve atento à participação das empresas e dados enviados, e aos indicadores gerados pelo projeto. Com uma boa visão do todo, soube contextualizar os dados ao momento vivido pelo setor'', discorreu.

Porta de entrada

Para auxiliar acadêmicos a ingressarem no mercado de trabalho, como foi o caso de Diego Maurício, o Sinduscon-DF trabalha para unir esforços junto às instituições de ensino da capital. São idealizados projetos para fortalecer uma ponte entre as esferas, como no caso da campanha ''Construindo Laços'', que apresenta inovações para o setor da construção civil, e o Grupo de Trabalho Academia e Mercado, que por meio do Indicadores do Concreto, leva estudantes de engenharia para vivenciarem o cotidiano de canteiros de obras.

Um dos idealizadores do trabalho do grupo é Walter Vasconcelos. Segundo ele, a interação entre academia e mercado no Brasil é de extrema importância e contribui com a formação de acadêmicos e introdução destes no mercado. ''Acreditamos que a ponte será construída e poderá levar aos nossos alunos uma melhor oportunidade de praticar o exercício profissional em canteiros de obras'', completou.

E segundo Diego Maurício, projetos como esse reforçam a importância de estudantes focarem na busca por estágios e, consequentemente, colocarem a teoria obtida na faculdade em prática. ''Mesmo que seja em um escritório, é um aprendizado muito maior que na teoria. E querendo ou não, no estágio você encontra oportunidades de trabalho assim como encontrei'', disse.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, reforça a importância da ligação entre a entidade e o mercado de trabalho e considera que a gama de serviços prestados e projetos desenvolvidos pela entidade atrai profissionais e empresas de diversos ramos. ''Este caldo de cultura eclético permite ao interessado empreender talento e/ou buscar parcerias com outros de forma a obter ganhos de toda a ordem para o interessado e a empresa'', finalizou.

O Sinduscon-DF deseja a Diego Maurício muita prosperidade e agradecemos pelo tempo em que esteve na casa. Parabéns!

Conheça o projeto Indicadores do Concreto, a campanha ''Construindo Laços'' e o GT Academia e Mercado.

Para mais informações sobre o GT e detalhes sobre como participar das reuniões, entre em contato pelo número (61) 3234-8310, ramal 205, ou pelo e-mail dimat@sinduscondf.org.br.

Enviar mensagem no WhatsApp