Parceria com Icomos Brasil estimula restauração de monumentos históricos do DF

(Foto: Reprodução/Across the Universe)

Lucas Junqueira

O Sinduscon-DF e o Icomos Brasil fecharam parceria para incentivar a restauração e manutenção de monumentos históricos do Distrito Federal. Desde o contato inicial entre as entidades, já foram realizadas seis oficinas com palestras de profissionais da área de restauração e recuperação de concreto em estruturas.

O suplente da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF), Fernando Crosara, reforçou a importância da parceria para preservação dos monumentos da capital. ''Alguns dos nossos patrimônios estão bastante deteriorados. Assim, precisam de restauração e manutenção constante para manter a qualidade e beleza que apresentam'', afirmou.

Apresentada por Leonardo Castriota, presidente do Icomos Brasil, durante a primeira reunião virtual do Grupo de Trabalho Conservação do Patrimônio, a 1ª Jornada Científica Internacional França-Brasil é um dos eventos previstos pela parceria.

Segundo ele, essa será a primeira grande colaboração externa com o país. ‘’Não é só um simpósio teórico. A ideia é analisar casos e tirar conclusões concretas, inclusive, em viés comparativo’’, complementou.

Iara Regina, coordenadora do Sítio Patrimônio Cultural de Brasília pelo Icomos Brasil, comentou que os objetivos da troca de experiências do evento, que está previsto para setembro de 2021, são:

- Perenizar o papel da capital federal na promoção de novas técnicas construtivas sobre o concreto;

- Desenvolver o quadro produtivo e construtivo da construção civil e dos sistemas de edifícios patrimoniais;

- Ampliar e aprofundar a expertise de agentes e instâncias locais no âmbito da restauração;

- Reverberar a atuação de profissionais dos serviços público e privado que atuam na área do patrimônio cultural.

Para mais informações, acompanhe as reuniões do Grupo de Trabalho Conservação do Patrimônio ou entre em contato pelo número (61) 3234-8310, ramal 205, ou pelo e-mail dimat@sinduscondf.org.br.

Enviar mensagem no WhatsApp