MDR concentra esforços para atrair investimentos privados para saneamento

MDR concentra esforços para atrair investimentos privados para saneamento
Compartilhe:

Agência CBIC*

Com o objetivo de reduzir desigualdades, gerar empregos e estimular a economia por todo o País, o Ministério do Desenvolvimento Regional tem feito uma série de ações para atrair investimentos privados para projetos em setores como saneamento básico, iluminação pública, irrigação e acesso à água. Dentre elas, iniciativas de concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e de captação de recursos por meio de debêntures.

O MDR está presente em mais de 5,2 mil dos 5,5 mil municípios brasileiros, com obras e projetos. “São números que expressam os desafios que temos e também o imenso potencial que os projetos do Ministério têm para atrair investidores brasileiros e estrangeiros. São obras imprescindíveis para que possamos garantir cidades mais bem estruturadas e que a população possa viver com mais dignidade”, ressalta o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Para atrair capital privado do exterior, o ministro Rogério Marinho participou nesta semana de webinares com diplomatas e empresários da França e de Portugal. Os eventos fazem parte de uma série de reuniões do MDR com países parceiros e fundos de investimentos. Japão, Itália e Singapura também já participaram de encontros virtuais com representantes da Pasta.

Leilões de saneamento

Além disso, mais dois leilões para a concessão de serviços de saneamento básico ocorreram nesta semana. Desta vez, foram arrematadas as parcerias público-privadas (PPPs) de esgotamento sanitário em Cariacica (ES) e de alguns bairros da vizinha Viana (ES) e de esgotamento sanitário em 68 cidades de Mato Grosso do Sul.

Esses são o segundo e terceiro leilões no setor de saneamento básico desde a sanção do novo Marco Legal do Saneamento, em julho deste ano. 

*Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp