Construindo Laços: BubbleDeck apresenta sistema construtivo inovador

Lucas Junqueira

Na tarde desta quinta-feira (15), mais de 60 pessoas participaram da transmissão ao vivo ''BubbleDeck: conheça as vantagens desta inovação'', realizada pelo Sinduscon-DF, em parceria com a Bubble Deck Brasil. O encontro é o primeiro de uma série de eventos técnicos que marcam a continuidade das ações da campanha ''Construindo Laços'', lançada em abril.

Durante a abertura, o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, destacou a importância da difusão de novos sistemas construtivos e práticas inovadoras que podem elevar o patamar tecnológico e a produtividade do setor. ''Isto ajuda profissionais que atuam na construção civil do DF a terem mais opções'', afirmou.

Em seguida, Wlicio Nascimento, diretor-geral da BubbleDeck, fez uma breve introdução sobre o trabalho institucional da empresa. Na oportunidade, ressaltou que a fábrica, localizada em Santa Maria-DF, é a primeira da América Latina. ‘’Trazemos esta novidade para o Brasil com uma proposta de inovação, sustentabilidade e de melhoria no sistema construtivo nacional’’, explicou.

Com a palavra, o gerente técnico-comercial da BubbleDeck, Leonardo Bernardi, discorreu sobre o sistema construtivo idealizado pela empresa, além das vantagens e alternativas de sua aplicação. Segundo ele, a tecnologia é capaz de proporcionar uma execução otimizada da estrutura em relação a outros métodos construtivos.

Dentre as vantagens citadas estão: o processo industrializado com menor tempo de execução da estrutura, escoramento reduzido em 67% em relação a métodos convencionais, a redução de fôrmas em 95%, concreto lançado in loco representa 69% do total e a armação in loco que representa 25% do total.

O gerente também apresentou outros aspectos, como o desempenho e comportamento da tecnologia, além das especificações, métodos de construção e a sustentabilidade.

Antes do encerramento, Bernardi citou algumas obras executadas com o sistema, como o Edifício Garagem do Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, que recebeu o Prêmio Talento Engenharia Estrutural em 2016. Em Brasília, é utilizada em estruturas como o Centro Administrativo do Distrito Federal e o Hospital Sírio-Libanês; e está sendo aplicada na nova Catedral IURD.

O evento foi aberto a debate e perguntas do público. As principais dúvidas residiram em torno da utilização do concreto na parte inferior de uma laje modular, custo da tecnologia por metro quadrado, cálculos de adaptação do sistema, entre outros.

Para mais informações sobre os próximos eventos ou, caso queira se tornar um parceiro do projeto ‘’Construindo Laços’’, entre em contato pelo número (61) 3234-8310, ramal 221, ou pelo e-mail sinduscondf@sinduscondf.org.br.