3º Diálogo com o TCDF: Construção Civil e tribunal promovem novo encontro

Evento, realizado na sede do Sinduscon-DF, busca solucionar impasses licitatórios em Obras Públicas

Dando continuidade ao projeto que visa solucionar as dificuldades encontradas por empresários, governo e Tribunal de Contas nos processos de Obras Públicas, representantes destas entidades se reuniram na tarde de ontem (3), na sede do Sinduscon-DF, para o 3º Diálogo com o TCDF.

Por meio de conversas, a ideia é que as empresas da Construção Civil envolvidas em Obras Públicas, o governo e o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) conheçam a realidade de cada um, a fim de fornecer um melhor serviço à população. O evento contou com a presença do vice-presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Ferreira, que presidiu o encontro.

Com perguntas enviadas antecipadamente para o TCDF, a diretora do Núcleo de Fiscalização de Obrasdo TCDF, Adriana Portugal, acompanhada do auditor Marcos Garcia, apresentaram as respostas e debateram os questionamentos apresentados no momento pelos presentes. A diretora ressaltou a oportunidade do evento para que as dificuldades de ambos os lados sejam conhecidas. “Nós, como controle externo, podemos identificar os problemas licitatórios das empresas e eles podem saber como nós funcionamos. Acho que esse é o principal benefício do encontro”, explica.

Enquanto no primeiro encontro as tabelas Sicro e Sinapi foram largamente abordadas e o foco do segundo foram o campo dos consórcios e a flexibilização das tabelas, o evento de ontem abordou o Imposto Sobre Serviço (ISS), Benefícios e Despesas Indiretas (BDI), aditivos contratuais, ressarcimento de ônus por conta de paralisação e como é o procedimento do tribunal em acompanhamentos de todos os processos das obras. Os questionamentos e considerações feitos no momento do encontro foram debatidos e registrados.

Os frutos dos debates serão utilizados na elaboração de uma cartilha de Boas Práticas em Obras Públicas. A publicação será lançada em novembro, com o fechamento oficial do evento. Com isso, a parceria entre Sinduscon-DF e TCDF visa mais do que produzir soluções para o setor, mas, também, oferecer um serviço de qualidade para a população: contratações justas, com preços justos e um produto final de excelência para os moradores do Distrito Federal.

O próximo diálogo será no dia 24 de setembro, na sede do Sinduscon-DF.

Enviar mensagem no WhatsApp