Licenciamento Ambiental Simplificado desburocratiza setor

Larita Arêa

Ao iniciar uma edificação, empresários da Construção Civil do Distrito Federal enfrentam um gargalo chamado Licenciamento Ambiental. Anteriormente, eram três as fases desse processo: licenças prévia, de instalação e de operação. Quatro resoluções publicadas no Diário Oficial do DF, na última quinta-feira (14), pelo Conselho de Meio Ambiente (Conam), prometem desburocratizar esse processo de regularização, por meio do Licenciamento Ambiental Simplificado (LAS).

Um ponto importante dos documentos publicados é a Resolução nº 3/2014, do Conam, que dispensa o licenciamento ambiental para edificações verticais e horizontais, em parcelamentos licenciados e com baixo potencial poluidor ou degradador. Para Luciano Alencar, membro da DMAS/Sinduscon-DF, a resolução reduz tempo e gastos. “O Licenciamento Ambiental Simplificado e a dispensa do licenciamento para empreendimentos com baixo impacto ambiental é menos um entrave burocrático para o empreendedorismo da Construção Civil, o que promete acelerar bastante o setor”, destacou.

Para obter a Declaração de Dispensa do Licenciamento Ambiental (DLA), o interessado deve solicitá-la junto ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) que, em um prazo máximo de 60 dias, deve expedir instruções com definição dos procedimentos para a dispensa.

Além da Construção Civil, as resoluções facilitam outras 266 atividades no processo de regularização, por meio do LAS.