Começa o Dia Nacional da Construção Social 2014

Gustavo Schuabb

Hoje, 23, é dia de festa para o trabalhador da Construção Civil do Distrito Federal. Acontece desde as 8h, no Sesi de Taguatinga, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF).

Voltado para a saúde, lazer e cidadania do trabalhador, o DNCS oferece consultas médicas, odontológicas, oftamológicas e de audiometria; oficinas, corte de cabelo, massagem, além de campeonatos de futebol e dominó. Tudo isso até as 16h deste sábado, 23, gratuitamente.
Com o tema “Família: o alicerce do que se constrói na vida”, as atividades são voltadas não só para o trabalhador, mas para toda a sua família. Oficinas de revenda de cosméticos, produção de sandálias e camisetas, além de brinquedos infláveis para as crianças, também estão disponíveis. Tratamentos com podólogos, dermatologistas e os divertidos toténs fotográficos são outros destaques do evento.

Com uma programação bastante diversificada, o trabalhador pode ter acesso a serviços de atendimento básico de maneira mais rápida e fácil. Wanderson Bezerra, de 26 anos, aproveitou o dia para fazer exames médicos. “A área da saúde me chamou mais a atenção. No dia a dia a gente não tem muito tempo, por causa do trabalho. E os serviços que a gente encontra nos hospitais da cidade não são tão bons”, explica. Para ele, o atendimento realizado no Dia Nacional da Construção Social foi superior ao da rede pública de saúde. “Aqui, o tratamento foi rápido e eficiente. Fiz os exames que precisava sem filas e ainda pude levar a minha filha de 5 anos para brincar. É a primeira vez que eu venho e está sendo muito bom”, finaliza.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB), Edgard Viana, acredita que a realidade vivida por Wanderson é recorrente no setor. “Hoje, o trabalhador da Construção Civil tem carência de participar de algumas atividades. Ou por falta de tempo ou por motivos financeiros. A ideia desse evento, em juntar o trabalhador e sua família para um dia de atividades, faz com que ele saia mais satisfeito e possa trabalhar melhor”, analisa.

O primeiro vice-presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Ferreira, ressalta a importância do Dia Nacional da Construção Social na relação do trabalhador com a empresa: “Este evento tem como objetivo aprimorar o relacionamento capital/trabalho, o acesso direto às demandas submersas do setor laboral, bem como oferecer uma dinâmica social de toda a área de saúde, odontológica e, também, atender a demanda de lazer. É uma congregação festiva do segmento da Construção Civil”, afirma.

O DNCS é uma iniciativa do setor da Construção Civil, que reforça a responsabilidade e o compromisso social dos empresários com seus trabalhadores. Até o fechamento desta matéria, mais de 700 pessoas compareceram ao Sesi Taguatinga.
Enviar mensagem no WhatsApp