Entidades do setor produtivo renovam convênio com BRB

Parceria já dura quatro anos e apresenta condições de financiamento diferenciadas aos empresários da Construção Civil

Larita Arêa

A manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, foi marcada pela solidez das relações entre o Banco de Brasília (BRB) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), por meio da renovação do Termo de Cooperação com o banco. A parceria já dura quatro anos e busca oferecer condições de financiamento diferenciadas aos empresários da Construção Civil.

O convênio beneficia modalidades de financiamento específicas para as empresas da Construção Civil associadas às três entidades: Sinduscon-DF, Ademi-DF e Asbraco. Também busca a flexibilização de taxas (em linhas como Capital de Giro, Plano Empresário e Antecipação de Recebíveis), além de apoio na liberação de linhas de crédito com recursos de repasse do BNDES/Finame e FCO.

Na cerimônia de assinatura, o presidente do BRB, Paulo Evangelista, falou da importância do setor produtivo e a instituição financeira manterem uma relação de proximidade. “Nós temos 47 anos e, desde o início da nossa história até hoje, contamos com o setor produtivo como cliente. Precisamos do apoio e do feedback das empresas associadas para que possamos atender a todos”, disse.

Questionado sobre a dificuldade das empresas de projetos adquirirem financiamento, devido a falta de patrimônio, Paulo afirmou que a equipe do banco vai olhar com mais atenção para esse segmento. “Tudo começa com o projeto. Essas empresas são fundamentais. Vamos dar uma atenção especial para esse segmento, que é tão importante, e trabalhar caso a caso”, ressaltou.

O presidente do Sinduscon-DF, Julio Peres, destacou a importância das taxas de juros e o cuidado com as empresas de médio e pequeno porte. “Sugiro que o banco tenha um pouco mais de atenção às agências menores, que atendem, principalmente, micro e médias empresas. Que essas agências também possam dar atenção aos financiamentos das empresas que atendem Obras Públicas, de modo que todos possam ter suas demandas atendidas com maior celeridade”, destacou.

O Sinduscon-DF representa mais de 430 empresas do setor da Construção Civil. Neste contexto, Peres enxerga, na parceria, diversos benefícios para o setor e para a cidade. “Não podemos deixar de destacar que esse convênio permite que a Construção Civil do DF desenvolva um trabalho com maior segurança. Com a parceria, vamos trabalhar para que o maior beneficiado seja a sociedade brasiliense, de modo a manter o recurso financeiro na cidade e investir no desenvolvimento do Distrito Federal”, explicou.

Outro segmento destacado no evento foi o Mercado Imobiliário, onde o presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, lembrou a importância do investimento do banco nas empresas de Brasília. “É louvável renovar o convênio com o BRB. Esse ato solidifica, cada dia mais, a parceria das empresas da Construção Civil do Distrito Federal com um banco que pertence a cidade e que sempre está preocupado com o seu desenvolvimento”, lembrou. A Ademi-DF representa mais de 80 empresas, entre construtoras, imobiliárias, escritórios de Arquitetura e Engenharia, o que corresponde a 90% do Mercado Imobiliário atuante no Distrito Federal.

Representando cerca de 130 empresas que atuam no setor de Obras Públicas, o presidente da Asbraco, Afonso Assad, vê no convênio o crescimento não só do setor como, também, do Distrito Federal. “Esta é uma parceria forte e importante, porque o dinheiro que vamos movimentar vai continuar na cidade. É um trabalho desenvolvido entre empresas e Banco de Brasília. O BRB está de parabéns por investir e contribuir para o fortalecimento das empresas locais”, finalizou.

Corretora Seguros BRB

As entidades também firmaram parceria com a Corretora Seguros BRB. Ainda em vigor, o acordo busca: 1) prestar consultoria especializada gratuita aos associados, auxiliando-os na identificação dos riscos a que estão expostos os trabalhadores da Construção Civil e apresentando as melhores soluções para prevenção; 2) orientá-los sobre o processo de contratação do Seguro de Vida em Grupo Pasi (Plano de Amparo Social Imediato) - obrigatório para os trabalhadores da Construção Civil, estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho da categoria; 3) além de oferecer preços diferenciados nos produtos

A cerimônia foi realizada no novo espaço de eventos do Sinduscon-DF e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Hermano Carvalho, além de empresários da Construção Civil do DF.