CUB-DF/m² registra aumento em novembro e obtém valor de R$ 1.068,03

O Custo Unitário Básico do Distrito Federal (CUB-DF/m²) apresentou o valor de R$ 1.068,03 em novembro. O número representa uma variação positiva de 0,14% em relação ao mês de outubro, que registrou o valor de R$ 1.066,58.

Os dados foram divulgados no dia 4 de dezembro, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF). Vale ressaltar que, para se ter o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m², deve-se considerar os demais custos adicionais, como, por exemplo, elevadores, fundações especiais, ligações de água, luz e esgoto.

Para obter este resultado mensal, o CUB/m² inclui a avaliação de um grupo de materiais com 25 itens; mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao custo da contratação ou salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira.

CUB Desonerado

O valor do CUB/m² desonerado, referente ao mês de novembro, apresentou uma variação positiva de 0,14% em relação ao mês anterior, passando o seu valor para R$ 1.004,82, contra R$ 1.003,37 do mês de outubro. A metodologia usada no CUB/m² desonerado é a mesma do CUB/m², com a ressalva de que o desonerado não considera a incidência dos 20% referentes à Previdência Social.

É importante observar que, neste cálculo, o Sinduscon-DF apenas altera os valores referentes aos encargos previdenciários e trabalhistas, devido à desoneração, enquanto os benefícios só poderão sofrer alterações após Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), se esta alterar os valores dos benefícios.