Edifício em São Paulo recebe a primeira certificação LEED-NC Platinum do país

Edifício em São Paulo recebe a primeira certificação LEED-NC Platinum do país
Compartilhe:

Assessoria de Comunicação do Portal Piniweb

 

O EcoCommercial Building (ECB), edifício da Bayer Material Science construído em São Paulo, é o primeiro do país a receber a certificação Leed-NC Platinum, do U.S. Green Building Council. O prédio, cujo projeto é assinado pelo escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo, utiliza mais de 20 conceitos e tecnologias considerados ecoeficientes.

 

Entre os itens avaliados pela instituição certificadora, está a redução no consumo de água potável em 94,8%, com sistema de aproveitamento de água da chuva; reciclagem de 97% dos resíduos construtivos; geração de energia solar por painéis; aproveitamento da iluminação e ventilação naturais em 100% dos espaços; uso de ar-condicionado em apenas 5% da área útil; e conservação das árvores nativas do terreno.

 

O edifício também possui sistema de controle para medir toda a geração de energia solar, consumo de água e energia por tipo de uso, volume de águas de chuvas captado e emissões de CO2 evitadas. Por integrar o programa Bayer de clima, que reúne as ações do grupo para a preservação do meio ambiente, o edifício usa elementos do clima brasileiro para garantir a eficiência energética, tais como isolamento térmico em tetos e paredes com poliuretano; placas translúcidas de policarbonato nas fachadas que bloqueiam calor e permitem entrada de luz natural; e brises, persianas e películas para proteção solar e diversas aberturas para circulação de ar.

 

Prédios desta iniciativa já existem na Alemanha, Bélgica, China, Estados Unidos, Índia e Tailândia. No Brasil, o ECB funciona como espaço de convivência dos dois mil colaboradores da unidade, além de ser aberto para visitação, treinamentos e eventos em construção sustentável.
 

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp