Toninho, do PSol, é recebido por empresários da Construção Civil

Toninho, do PSol, é recebido por empresários da Construção Civil
Compartilhe:

Larita Arêa
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF


Na manhã desta quinta-feira, 14 de agosto, o Sinduscon-DF realizou mais uma edição do Fórum da Indústria da Construção Civil – Eleições 2014. O segundo convidado a ser sabatinado pelos empresários do setor foi o candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), Antônio Carlos de Andrade (Toninho), do Partido Socialismo e Liberdade (PSol).

O objetivo do fórum é que o setor produtivo apresente, individualmente a cada candidato com melhor desempenho nas pesquisas, sua pauta de reivindicações e ouça o plano de governo.

Amparado pela palavra “transparência”, Toninho iniciou a apresentação da sua proposta de governo, reconhecendo a importância do setor da Construção Civil para o desenvolvimento da cidade. Na sequência, destacou as atuais condições do DF. “O segmento produtivo tem um papel estratégico para qualquer governo, mas, também, é estratégico no desenvolvimento da nossa capital, que está maltratada”, declarou.

O candidato assumiu o compromisso da criação de um fórum, de modo que seja ponte para governo e iniciativa privada dialogarem. “É um direito da classe empresarial ter seus interesses atendidos nesse processo de relação do estado e é um direito da cidadania ter essa relação com todo mundo. Assumo o compromisso de ter um fórum permanente de negociação, debate e busca de solução para um desenvolvimento harmônico, integrando estado e iniciativa privada”, afirmou.

Durante a sabatina, Toninho respondeu questões ligadas a obras públicas, infraestrutura, indústria imobiliária, política e relações trabalhistas. O candidato criticou as obras do BRT e garantiu estender o metrô até a Asa Norte. “Sou entusiasta do transporte coletivo. Gostaria muito de, no meu governo, levar o metrô até a extremidade da Asa Norte e, quem sabe, de lá até Planaltina”, anunciou.

O governadorável também se declarou radical defensor do concurso público e de Brasília como patrimônio cultural. Mas garantiu que, no seu governo, a ocupação de terras públicas não será admitida. “Darei um arrocho na especulação e na grilagem de terras no DF. Não permitirei invasões”, assegurou.

Questionado sobre a Agência de Desenvolvimento (Terracap), a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Toninho se demonstrou contrário à atual forma de administração e garantiu reestruturação das empresas em seu governo. “A Terracap é uma empresa estratégica. Gostaria muito que abrissem sua ‘caixa preta’. É preciso ter uma gestão profissional”, considerou. Ao falar da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), destacou: “Está sucateada. A Novacap tem que passar por uma profunda transformação e, para isto, conto com o apoio do setor produtivo”.

O Fórum da Indústria da Construção Civil acontece todas as quintas-feiras, a partir das 8h, no auditório do Sinduscon-DF. O próximo candidato a participar será Luiz Pitiman (PSDB), no dia 21 de agosto. Em seguida, será a vez de Agnelo Queiroz (PT), em 28 de agosto, e Rodrigo Rollemberg (PSB), no dia 4 de setembro.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Paulo Muniz, presidente da Ademi-DF; Afonso Assad, presidente da Asbraco; João Carlos Pimenta, presidente do Clube de Engenharia; e Higino Souza, presidente do Seconci-DF.

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp