O Barraco do Kdu

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

Barbada! O projeto denominado Casa do Pomar, ou Barraco do Kdu, seu proprietário, localizado no Aglomerado da Serra, nome de condomínio, mas que, na verdade, faz parte do maior complexo de favelas de Belo Horizonte, foi o vencedor na categoria Casa do Ano de 2023 na premiação internacional realizada pela ArchDaily, uma das plataformas de referência em arquitetura no mundo, segundo Eliane Trindade em sua coluna na Folha de SP de 24 de fevereiro 2023.

Disse barbada porque depois que o projeto foi alçado a condição de favorito por conta das redes sociais não teria mais como segurar.

E o projeto é muito bacana mesmo… Quando me refiro a projeto, trato da concepção total; um influencer do lugar, com um projeto social lá, procura um grupo de arquitetos envolvidos com a questão social, no caso o Levante Coletivo, para dar asas ao sonho da casa própria, na favela onde nasceu.

E criam então um projeto em sintonia com o lugar; fachada em tijolo aparente, esquadrias com pequenos vitrôs em painéis de tamanho de porta, instalação aparente, cimento vermelhão queimado e… A laje do churrasco, coberta com telha aparente, acho que ondulada. 66 m² de bom gosto a R$ 150 mil reais ou R$ 2.350,00 /m², valor se não razoável, afinal preço de material de construção anda pela hora da morte, ao menos coerente com os custos de obras hoje em dia, quitado com os honorários que o proprietário recebe de palestras que realiza pelo Brasil.

Ano passado assisti à apresentação de documentário sobre o trabalho de importante Escritório de Arquitetos e em meio a tanto projeto original, bonito e funcional me frustrava pensar que estariam ao alcance apenas de endinheirados. A Casa do Pomar prova que não…

A escola de arquitetos do Brasil é uma das mais competentes do mundo e a preocupação social é uma das forças que a move. Políticas públicas eficientes devem fazer com que a qualidade deste trabalho chegue à população mais necessitada.

Matéria divulgada pela Agência Brasília em 22 de fevereiro de 2023 mostra que convênio entre o CAU-DF (Conselho de Arquitetura e urbanismo) e a Codhab(Companhia de Desenvolvimento de Habitação de Brasília) viabilizou a construção de banheiros para 20 famílias da Estrutural, favela de Brasília, em condições de vulnerabilidade. Numa delas, o filho da Dona Celma, portador de câncer no intestino, conseguiu finalmente seu espaço. Como a experiência citada acima, muitas outras devem existir no país.

Concluo dizendo o desnecessário acerca de mais uma tragédia anunciada de início do ano envolvendo fortes chuvas, inundação e moradores de espaço de risco sendo mortos. Alguém tem dúvidas que a ação coordenada de arquitetos urbanistas e engenheiros especializados em geotecnia teriam dado conta da situação? Provável que até a R$ 2.500,00 o m².