Obras de Arte

Obras de Arte
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

Quando falamos em obra logo vem à mente um viaduto, uma rodovia, um prédio qualquer… Com um pouco mais de preocupação social, a construção de uma escola ou hospital, mas nada relacionado à cultura. A algo como o moderno e inovador Museu da Gente Sergipana em Aracaju-SE, com o dom de permitir a reverência à origem e história, o orgulho de pertencer a um povo e usar o poder que cada um tem para transformar.

A bem dizer, no que tange ao Museu, nem foi construção, mas reforma de prédio datado de 1926. Embora, a bem da verdade, suas instalações transcendam o prédio centenário. Há que se considerar também sua extensão montada em bases fundeadas no Rio Sergipe, sobre as quais vê-se fixadas personagens gigantes e típicas do regional Sergipano. Um cenário deslumbrante que a boa engenharia, inovadora como o museu, ajudou a materializar.

Matéria do Estadão de 12 de janeiro de 2023 mostra os esforços da prefeitura de São Bernardo-SP em investir na troca das tampas de bueiro de ferro fundido, à medida que são vandalizadas ou furtadas, por similares de polietileno rotomoldado, tão resistentes quanto, só que sem valor comercial e fixadas com parafuso antifurto, o que desestimula o vandalismo.

Num dos grupos que lancei a reportagem já me disseram que continuam a depredar, desta vez por gosto. Tudo bem, esse poder de ajuda a engenharia não possui, mas lava a alma saber que a inovação está cumprindo seu devido papel social. Um produto só pode ser considerado inovador quando substitui o primeiro com vantagens técnicas, garante rentabilidade e melhora a vida da população.

Como ajudam a melhorar a vida de quem os ocupa os containers metálicos adaptados que vejo na capa do Estadão de 18 de janeiro de 2021. Containers não, casas dignas de 18m2 que servem de moradia temporária para pessoas em situação de rua em São Paulo. Mais uma contribuição social da engenharia, desta vez para a viabilização do projeto Reencontro da prefeitura de São Paulo, que garante endereço fixo para famílias com crianças de até quatro pessoas, por até dois anos. Tão bom quanto o amparo é ter um CEP para apresentar na entrevista de emprego, o que é determinante para que se valide a eventual contratação.

Voltando ao viaduto, de fato engenharia faz obras…. de arte.

Voltar