Encontrão

Encontrão
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

A sensação era a de que todos me reparavam, embora tivesse cuidado da escolha do traje, casual e adequado para o lançamento do documentário da Bloco Arquitetos em Construção, no salão de espera do cine Brasília só eu de blazer, isto e um calor danado quase me convenceram a voltar pro carro, mas preferi entrar logo e procurar assento privilegiado. O friozinho do ar condicionado já justificaria, mas a redenção veio mesmo ao me deparar com o segundo blazer, preto, complementado com camiseta e tênis brancos, trajados pelo Daniel Mangabeira, um dos anfitriões.

Gargalhava o bucho ao justificar o descuido pela não reserva de lugares, “_ gente, depois de tantos anos está sendo um encontrão…” Testemunha ocular da conversa, tive a impressão que não se referia apenas ao período da pandemia, regredia mais ainda na linha do tempo, até à época da faculdade.

A propósito, nosso grupo, de engenheiros formados há mais de 30 anos, considerando como marco o ano de 1986, irá se encontrar no próximo sábado, dia 14. Me juntei aos mais de 30 para comemorar, porque a tentativa de encontro com os da minha turma, de 30 anos cravados, foi frustrante, o máximo que conseguimos foi reunir alguns por ocasião da missa pela morte extemporânea de um dos formandos, o Ricardo Gutierrez, que nasceu em Santa Cruz de La Sierra e morava em San Ignacio de Velasco, onde trabalhava como Diretor de Cultura e era proprietário do Hotel Boutique Parador Santana Chiquitos.

Deve ser um lugar bonito como é a Chapada dos Veadeiros, cenário de alguns dos projetos laureados da Bloco Arquitetos, antes recôndito natural e excêntrico, onde a única forma de se hospedar era em barracas de camping, que ao menos podiam ser instaladas ao pé da cachoeira, e hoje vive um boom de construção, com o m², ouvi dizer, mais caro que o de qualquer área nobre de Brasília.

A filmagem no documentário dos paredões áridos da serra ao entardecer me fez recordar da imagem que tenho gravada na memória da encosta rochosa da ilha de Zakinthos na Grécia, onde nasceu meu pai. Lá, quando fui pela primeira vez, só fogo subia as montanhas, habitadas por raros habitantes dos vilarejos. Com o tempo turistas europeus foram adquirindo moradias e grandes grupos montando hospedagens.

Acaba que parece ser assim mesmo, seja em San Ignacio de Velasco na Bolívia, na Chapada dos Veadeiros no Brasil ou em Zakinthos na Grécia o povo vai longe procurar, não sei é se encontra…

Voltar