Lúcio Costa

Lúcio Costa
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

Como descendente de grego, acompanho desde pequeno a querela entre Grécia e Inglaterra 󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿envolvendo os mármores do Pathernon. A seu favor os britânicos alegam que não os levaram, mas guardaram, do contrário teriam desaparecido_os turcos utilizaram o monumento como paiol (depósito de explosivos), razão de um rombo na estrutura, que maquiado é pouco perceptível em fotos_. Por outro lado, nós gregos os agradecemos de coração, mas contamos hoje com um dos mais belos museus do mundo aos pés da Acrópoles e pronto para recebê-los de volta.

Sempre que podia Lúcio Costa levava a família em suas viagens pelo mundo e numa delas, à Grécia, saindo duma apresentação no teatro de Epidauros, deu carona a um turista, que ao descobrir ter encontrado uma família de brasileiros, passou a discorrer entusiasticamente sobre a capital recém inaugurada. Após sua despedida as filhas e a esposa cobraram do arquiteto o porque de durante toda a conversa não ter se apresentado como seu criador da maravilha.

Registro de uma Vivência é livro de conteúdo raro. Nele vida, obra e a história da arquitetura mundial intercalam-se, ora uma, ora outra… de forma metódica… texto e fotos, desenhos, esboços, projetos e cartas… cada registro com o mesmo grau de relevância.

A quem não bastar a leitura do compêndio a saída agora será ir para Portugal, onde a família do arquiteto entendeu que ficaria melhor preservado seu acervo.

A decisão causou ruído no meio, mas em vez de deixar que se transforme em algo similar ao litígio anglo-helênico, sugiro canalizar forças para mostrarmos aos guardiões portugueses e à família de Lúcio Costa, que uma vez tornando ao Brasil, não será varrido do mundo como boa parte das maravilhas fiadas aos responsáveis pelo museu nacional do Rio de Janeiro, destruído num incêndio em 2018, nem vendido a preço de banana em leilão como um ativo qualquer, sufoco que a poucos meses passou o Palácio Capanema, marco da arquitetura moderna mundial, projetado por gênios como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, dentre outros.

Pra terminar, as últimas linhas do livro …

Relendo esta compilação, editada por Maria Elisa com competência e amor, constato que por mais longa, intensa, feliz e sofrida a vivência em carne e osso, tudo, com o tempo, se reduz a simples imagens, texto e papel.

Como se fosse o pedido… Melhor guardar direitinho…

Voltar