Benjamim Velásquez

Benjamim Velásquez
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

Salve Benjamim Velásquez, projetista de mão cheia, formado nas hostes da SIT, berço de muitos dos melhores encarregados, mestres, engenheiros e projetistas de instalações que Brasília já teve.

Para quem nunca ouviu falar da SIT, guardadas as devidas proporções, o cerramento de suas portas provocou no mercado efeito similar ao da Encol; a disponibilização de inúmeros profissionais talentosos e difusores de boas práticas para o setor da construção.

Trabalhei com o Benjamim na construção do STJ, nos primórdios dos anos 1990. Autocad não havia, era tudo no papel, da elaboração do projeto até a busca da melhor alternativa para eventual interferência entre as tubulações ou dentre estas com a estrutura da obra. 

Construtores pouco escutam instaladores e se estes sugerem, por exemplo, um shaft técnico de certa dimensão, terão de operar um milagre com a metade. Nestes momentos é que o talento do Benjamim sobressaia e conseguíamos acomodar as tubulações no espaço possível. 

É dura a vida do desenhista, pior a do de instalações. Sabemos que dificilmente uma obra é executada da forma com que se projeta, e, portanto, corrigir para retratar o conforme construído exige bastante da equipe, notadamente em se tratando de uma obra de cem mil m² e mais de trinta tipos diferentes de instalações. Pois, por quatro anos seguidos, Benjamim esteve debruçado na prancheta, quieto e diligente, juntamente com dois outros parceiros, nankin e gillete à mão, para dar conta de entregar em tempo inacreditavelmente exíguo as milhares de pranchas que compuseram o projeto definitivo de instalações. 

Homem gentil, de sorriso tímido constante, percebia nas entrelinhas das mensagens que me enviava pela rede social, sempre respondidas, mais que mera formalidade e sim reconhecimento pela amizade travada no breve período que convivemos. 

Benjamim trabalhou na Rede Sarah até se aposentar há dois anos e morreu na última quinta-feira, vítima de Covid-19.


Benjamim era chileno e nesta foto com os irmãos é o terceiro da esquerda para a direita.
Notem o sorriso tímido, mesmo entre os irmãos ♥️

Voltar