Rua da igrejinha

Rua da igrejinha
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

O tapume decorado com fotos dos belos pratos se destaca, embora o que salte mesmo aos olhos seja o brilho do coroamento com serpentina de arame farpado.

Exatamente há um ano o prédio onde funcionava a academia de ballet Norma Lilian era colocado à venda. Lembro porque tirei foto da placa de anúncio, interessado que estava em escrever um texto em honra a mais um marco cuja história se confundia com a do nascimento de Brasília e tombara antes de comemorar com ela seus 60 anos.

Melhor que tenha ficado na ideia, pois desta forma não trato o acontecimento como fim de uma era e sim começo de outra.

Não será qualquer restaurante, trata-se de uma reconhecida rede de sucesso da cidade. Mais interessante ainda, será o primeiro que abdica da segurança dos shopping centers para ter como vizinho o mais bonito, singelo e representativo monumento de Brasília, a Igrejinha.

Na 410 sul o interessado num café possui quatro opções de cafeterias para escolha! Não vi loja desocupada nos arredores, tampouco na rua da igrejinha havia.

Na adolescência morei na 106 sul…

Na noite do dia em que nos mudamos, saímos para visitar a famosa rua da igrejinha, minhas tias, irmãs de minha mãe, estavam conosco e lembro de ficar contemplando a vitrine de uma loja de sapatos, havia mais de uma até… 

Lá se vão 43 anos e ainda resistem o restaurante Xique-Xique, a Caixa, a pizzaria Dom Bosco, a Albert`s e a ótica Santana.

Saudades da livraria Record, onde submergia à cata de um bom livro. E pensar que hoje na capital do país não se encontra livraria alguma nas ruas e as de shopping em nada nos animam mergulhar…

Saibam os donos da rede que ali foi berço de outra história de sucesso no ramo da alimentação, a lanchonete Trucs, e não fosse a morte trágica e prematura de seu fundador, seria concorrente à altura do Giraffas, que nasceu na 105 sul.

Preferia que o agente transformador da cidade tivesse sido a cultura, mas será mesmo a comida a redenção de vários de nossos espaços públicos, shopping centers inclusive, por isto acho simbólica a parceria inusitada entre o restaurante da moda & o quarteirão histórico da cidade.

O cliente estaciona o carro perto da academia de ballet Lucia Toller, a última que restou, em frente ao clube unidade de vizinhança, depois da refeição sobe a escadaria da igrejinha, flana pela 309 sul, para curioso em frente à escola parque, percebe seu teatro, palco de grandiosos encontros da MPB à época do projeto Pixinguinha e finaliza a caminhada no espaço cultural Renato Russo, outrora cine cultura, na W3 sul… 

Fosse eu governo, tratava logo de embelezar o roteiro que sugeri, até para mostrar o quanto destoa serpentina de arame farpado do resto da história.

Voltar