Lúcio Costa

Lúcio Costa
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

Subindo a Serra de Petrópolis, na entrada da cidade de Itaipava, fica um castelo. Se você, curioso, resolver visitá-lo, preste atenção na placa logo na entrada, está escrito que o projeto é de Lúcio Costa…

… esquisito, né?!

Em janeiro de 2019 soube pela Folha que o livro testamento do arquiteto, Registro de uma vivência, estava sendo relançado. Lembrei então que guardava um exemplar na estante já faziam 20 anos.

Mais recentemente, a polêmica revitalização do Setor Comercial Sul de Brasília (SCS)… tanta gente colocando palavra na boca do urbanista… decidi enfim checar com meus próprios olhos.

A erudição, a facilidade da escrita, a intimidade com que aborda temas diversos afeitos ao ofício do artista…

A bem da verdade, o livro foi ficando pronto ao longo da trajetória centenária de vida. Ao fim, restou o mero catalogar de folhas, como que manuseasse uma pasta de arquivos, sem preocupação com cronologia ou importância dos fatos.

A história de Brasília está lá, mas longe de ser o ponto alto, pois não há cume na coletânea. Segue suave como o perfil da Chapada dos Veadeiros, que delimita nossa cidade pelo lado norte.

De início cartas zelosas escritas ainda jovem do ultramar para dar notícias aos parentes, depois uma infinidade de personagens, o Ministério da Educação no Rio, a história da arquitetura, a defesa do patrimônio cultural brasileiro, Aleijadinho, memoriais técnicos, desenhos, projetos e mais cartas emocionantes...

… e em meio a tantas histórias bem contadas está lá a do castelo, encomenda de um certo barão Smith de Vasconcelos ao escritório onde Lúcio trabalhava como estagiário. ''Uma incrível empreitada anacro-surrealista de transplantar a Idade Média para Itaipava'', na qual deixa claro, não teve qualquer participação.

Livro de cabeceira pra cada um de nós que entende que o ofício da construção pode contribuir para a redução de desigualdades e para a melhoria da humanidade. Compêndio de 600 páginas, permitam-me, lido entre o natal e o ano novo de 2020.

Voltar