Mal comparando

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

Na versão online da Época Negócios de 18 de junho, notícia acerca de uma empresa francesa que monta cabana de luxo nos Alpes em 48 horas.

No dia 16 de junho, reportagem do DF TV apresentou o projeto Paredes do Bem, que recolhe caixinhas de leite higienizadas e as utiliza para cobrir frestas de barracos de madeira.

Acredite, há algumas características em comum entre as duas inovações.

A originalidade. Na francesa, o kit pode ser montado, desmontado, transportado e remontado noutro lugar, enquanto na brasileira as caixas de tetra pack, insumo com alto grau de P&D envolvido, são desviadas do lixo, costuradas, transformadas numa espécie de manta térmica e grampeadas sobre tábuas.

Conforto térmico. Quanto à francesa não precisa dizer nada, a estreia do protótipo se deu nos Alpes, mas a brasileira da mesma forma, com sua simplicidade, irá proporcionar regozijo àquele que deixará de sofrer tanto com os rigores do frio.

O que pega são as diferenças…

O kit francês custa 70 mil dólares, mede 14 m², tem chuveiro e foi idealizado para um casal. Já a manta brasileira necessita da boa vontade de voluntários, será utilizada num barraco de área bem inferior à inovação francesa, onde mora mais gente que um casal, sem acesso a chuveiro e tampouco a água encanada.