Monocapa

Monocapa
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

O Duarte entrou em contato pelo messenger para saber do serviço de limpeza da monocapa. Neste ano, muitos pontos da fachada impregnaram-se de fungos e, passados dez anos, é chegada a hora de um merecido tratamento.

Era para ter feito o serviço no início do ano, mas a chuva não deu trégua e o hipoclorito precisa de alguns dias sem ela pra que faça efeito sobre a praga. Também o isolamento social pesou na decisão. Por mais cuidado que tenha, o empreiteiro fará barulho e sujeira, e com a esposa mais tempo em casa…

Não fosse o Duarte não teria utilizado a monocapa no revestimento externo, dependesse só do fabricante nem teria como, apresentou a novidade num seminário e só, tive de me virar para transformar o gosto num experimento. Por tratar-se de um misto de reboco e pintura, sua aplicação requer apuro e técnica superior, o bom aplicador deve dominar ambas as técnicas.

Formou-se em técnico de edificações em Portugal, veio para o Brasil, abriu sua empresa e especializou-se na aplicação de materiais afins a processos construtivos industrializados. Aproveitou a onda de crescimento da economia brasileira nos idos de 2010 e atuou como facilitador na assimilação, por parte das construtoras, das novidades que já conhecia da Europa.

A casa ficou pronta, comemoramos com uma bacalhoada, gostei e repeti a dose na construção do shopping.

Então veio a crise… Isto e mais a série de infortúnios a que estão mais sujeitos pequenos empreiteiros de nosso setor obrigou-o a tomar o caminho de volta, levando junto a família que formou aqui.

Nascido na Ilha da Madeira, repete agora o périplo do primo rico que conta ter, Christiano Ronaldo. Já trabalhou em Portugal, na Espanha e, no momento, enquanto aguarda vaga numa construtora, se vira como motorista de ambulância em Londres, longe da esposa, uma simpática goiana de Anápolis, que o aguarda em Lisboa, onde há pouco acabou demitida do cargo de cozinheira num hotel por conta da pandemia.

Tornarão a se encontrar em agosto, quando penso dar início aos serviços da fachada. As aulas terão recomeçado e minha esposa, reassumindo a direção da escola, ficará menos tempo em casa...

Voltar