Navio 🚢

Navio 🚢
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos 
Presidente do Sinduscon-DF 

Bem a rigor, a sede do ministério da cultura e esportes da Grécia fica do outro lado da rua onde fica o Museu de Arqueologia de Atenas, numa área antiga, mais com cara de velha.

O encontro com a ministra, um de tantos que tivemos em favor da aproximação dos gregos no Brasil e a terra natal de pais e avós.

Perto de chegar desligo o app, o tamanho do museu atrai a atenção, passo batido pela sede do ministério e dou de cara com a escadaria principal do colosso. Seus jardins continuam tão mal tratados como na visita de seis anos atrás.

Se levarmos em conta o que contam os urbanistas acerca da importância da ocupação do centro das cidades, o futuro de Atenas é próspero.

Ali perto o bairro de Μεταξουργείο (Metaquisiurgíu), referência aos anos 1800, quando lá os judeus possuíam fábricas de seda, passa por importante valorização. Os Chineses, os inventores do tecido, vêm adquirindo prédios vazios nos últimos anos e transformando-os em fábricas, shoppings e lojas de roupas. O movimento é virtuoso , por todo o canto percebe-se a forte presença de migrantes de origens as mais diversas nas ruas, notadamente da Ásia Menor.

A proximidade com o centro aliada à boa oferta de transporte público tornam os apartamentos alvos de desejo e a elevação do preço do m2 natural, “_Assim como a do cardápio!”, brinca meu primo, referindo-se ao restaurante, já no local há mais de oito anos, onde sentamos para apreciar uma releitura original e de sucesso de pratos tradicionais da cozinha grega.

Na TV o conflito na fronteira entre europeus e turcos divide a audiência com o corona vírus. São 4 milhões de fugitivos à espera de vida melhor em algum país da Europa.

Desconsidera a desarrumação do jardim da entrada, compra o ingresso, entra no museu e verá com os próprios olhos a extraordinária contribuição de inúmeros povos, das mais diversificadas raças, à cultura e ao progresso da civilização mundial.

Voltar